O CRAVO E A ROSA
Kiki convidará Joaquim para uma conversa. Ao chegar o senhor estranhará a presença da jovem. A libertina lhe falará que soube que ele estava furioso com o banqueiro Batista.
O CRAVO E A ROSA
O velho lhe explicará que o seu genro quer destruir a vida de seu filho, pois está exigindo que ele modifique o seu testamento. E para que isso aconteça, ele está lhe ameaçando de gagá no tribunal.
O CRAVO E A ROSA
A moça então lhe dirá que por sentir muita simpatia pelo homem, ela imaginou que poderia ajudá-lo, se ele a ajudasse também. O pai de Marcela lhe dirá que o princípio dela, ele conhece, que uma mão lava a outra, e como ela achava que isso poderia ser vantajoso para ele.
O CRAVO E A ROSA
Ela lhe dirá que o maior sonho da vida do banqueiro é tornar-se prefeito. E ela estaria sugerindo a ele que apoiasse outro candidato. Um rapaz mais jovem, com mais talento para a política.
O CRAVO E A ROSA
O homem ficará reticente e dirá que não sabe se gosta da ideia, porque a filha seria primeira dama. A moça se justificará dizendo que se o banqueiro for prefeito ele terá mais poder para mudar o testamento e que contratou um advogado para provar a incapacidade do velho.
O CRAVO E A ROSA
O pai de Januário então lhe perguntará se ela tem meios de prejudicar a candidatura de Batista. A mulher dirá que sim, que tem um amigo e que vai apresentá-lo para ele.
O CRAVO E A ROSA