O CRAVO E A ROSA
Calixto conta a Petruchio que conversou com Marcela e ela lhe prometeu fazer um empréstimo para o fazendeiro desde que ele fosse falar com ela.
O CRAVO E A ROSA
O matuto ficará preocupado no caso de Catarina descobrir, mas o empregado garantirá que para ela saber, só se ele contar. O grosseirão pensará e irá para a cidade falar com Marcela.
O CRAVO E A ROSA
Chegando na casa do banqueiro, Mimosa o atenderá e lhe dirá que Batista não está e só a dondoca está na casa. O fazendeiro responderá que veio falar exatamente com ela. A empregada estranhará e abrirá o portão.
O CRAVO E A ROSA
Ela o levará até a sala da filha de Joaquim que será grosseira com a cozinheira. O rapaz lhe dirá que ela não devia tratar a senhora assim. Ela lhe dirá que ele não veio para lhe falar da doméstica.
O CRAVO E A ROSA
O caipira lhe explicará que ele veio, mas que esperava que não fosse mais uma armadilha dela. Ela lhe dirá que soube da situação de sua fazenda e que lhe oferecerá um empréstimo. Ele lhe perguntará o que ela pretende. Ela lhe dirá que se trata só de negócios. A mulher de Batista lhe dará uma documentação para ele assinar, na qual a fazenda é a garantia do empréstimo, precisando muito, ele assinará.
O CRAVO E A ROSA