PANTANAL
Tenório estará atrás da porta e ouvirá Alcides contando a Zefa sobre Bruaca ter ficado com Levi e agora estar envolvido com ele. O grileiro ficará revoltado e começará a pensar em voz alta em sua sala sobre tudo o que ouviu: “Em pensar que ela ficava fazendo aquelas cenas de ciúme quando tava me enchendo a cabeça de chifre! E o outro, se fazendo de sonso, me pedindo as terrinha dele, muita safadeza!"
PANTANAL
E continuará: “Enquanto se fartava pra cima da minha própria mulher! Mas eu vou dar as terrinhas dele… Ara, se eu num vô! Como disse a Zefa: sete parmo pra bâxo do chão!E vô enterrar o maldito capado! Que é pra ele num durmí mais com a mulher de ninguém nem no ôtro mundo!”.
PANTANAL
Furioso, o homem arremessará um copo, o estilhaçando. Bruaca virá correndo assustada com o barulho e perguntará o que houve.
PANTANAL
O pai de Guta dirá que precisa prestar mais atenção em Alcides. A mulher perceberá que o homem suspeitou de alguma coisa, mas não dirá nada. O marido então lhe falará que estava matutando algumas ideias na cabeça.
PANTANAL
A mulher receosa lhe perguntará que ideias seriam essas. O homem lhe dirá que está pensando em trazer Zuleica e seus dois outros filhos para a fazenda e que se ela não aceitasse, que picasse a mula de lá.
PANTANAL