Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VITÓRIA INÉDITA

Jovem Pan News faz história e tira GloboNews da liderança após 26 anos

Foto do apresentador Daniel Caniato no estúdio de Os Pingos nos Is
Daniel Caniato foi o apresentador de Os Pingos nos Is em dia de vitória histórica (foto: Reprodução/Jovem Pan News)

A Jovem Pan News fez história entre os canais de notícias da televisão por assinatura: os dados consolidados de audiência do Painel Nacional de Televisão revelam que a GloboNews foi superada por uma concorrente pela primeira vez em 26 anos de existência nesta terça-feira (22). A emissora liderada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, foi líder dos noticiosos entre 7h da manhã e meia-noite, na faixa horária mais valorizada pelo mercado publicitário, e empurrou o canal da Globo para uma inédita vice-liderança.

Os dados obtidos em primeira mão pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado mostram que a Jovem Pan News terminou o dia com 0,6 ponto de média, assegurando a preferência de 1,2% dos televisores ligados nos lares que consomem canais pagos nas 15 regiões aferidas pelo Painel Nacional de Televisão. A GloboNews, até então líder em todos os dias desde sua fundação, caiu para a segunda posição, com média de 0,5 ponto e sintonia de 1,1% das TVs ligadas. A CNN Brasil, em terceiro, teve média de 0,2 ponto, seguida por 0,1 da Record News e da BandNews TV.

Até então, a GloboNews só havia sido superada por uma rival quando também levados em consideração os dados de lares apenas com televisão aberta, que dão vantagem para a Record News, o único canal de notícias que conta com um modelo híbrido de transmissão — ela está nas principais praças do país em sinal aberto, mas também conta com um sinal diferenciado para operadoras de TV por assinatura. O canal de notícias da Globo nunca havia sido vencido por um concorrente quando confrontados apenas os dados da TV paga, em que ela concentra sua distribuição.

O único período em que a GloboNews teve a preferência dos telespectadores na terça-feira foi a manhã: entre 7h e 11h59, a emissora marcou média de 0,3 pontos e foi sintonizada por 0,9% dos lares com televisão por assinatura. Na mesma faixa horária, a Jovem Pan News ficou na vice-liderança, com média de 0,2 ponto e share de 0,5%, seguida pelo 0,1 da CNN Brasil e da BandNews TV. A Record News não conseguiu pontuar — mas teve a sintonia de 0,1% dos televisores.

O canal de notícias de Tutinha assumiu a dianteira na faixa das 15h, com Prós e Contras, e só foi ultrapassado pela GloboNews novamente com o término do Opinião, que chega ao fim às 22h30. Ela levou a melhor na média da faixa vespertina, das 12h às 17h59, por 0,5 a 0,4 ponto, e ampliou a distância no horário nobre, com 1,0 a 0,8 ponto de média. Os desempenhos de Os Pingos nos Is (1,6 ponto de média) e do Jornal Jovem Pan (1,1 ponto) foram fundamentais para a vitória da novata, que completou um ano no ar em 27 de outubro.

Habitual líder dos noticiosos, a GloboNews teve o seu melhor desempenho na terça-feira durante o Edição das 18h, que marcou média de 0,9 ponto. Das atrações do canal de notícias que contam para o período da média-dia, aferida entre 7h da manhã e meia-noite, apenas três conseguiram superar a Jovem Pan News: Em Ponto, Conexão e o Jornal das 10. Até mesmo medalhões da grade, como o Estúdio i e o Em Pauta, acabaram suplantados pela rival.

Leia mais