Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ACIDENTE ISQUÊMICO TRANSITÓRIO

Renato Aragão passa mal e é internado às pressas no Rio de Janeiro

Imagem com foto do comediante Renato Aragão
Renato Aragão em entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila; ator foi internado após se sentir mal (foto: Globo/João Cotta)

Renato Aragão foi internado nesta quarta-feira (7) após sofrer um acidente isquêmico transitório (AIT), também conhecido como ataque isquêmico transitório. O intérprete do eterno Didi foi levado ao Hospital Samaritano Barra, na zona oeste do Rio de Janeiro, após se sentir mal e reclamar com familiares de que estava zonzo. A alteração da função cerebral é semelhante ao AVC (acidente vascular cerebral).

Em conversa com a repórter Marcela Ribeiro, do site NaTelinha, Lilian Aragão, mulher do artista, confirmou a internação. “Ele ficou zonzo e vim para o hospital, pensamos que fosse labirintite. Está em observação como tem que ser. Não foi um AVC, é um AIT, acidente isquêmico transitório. Está sob vigilância neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho”, disse ela em conversa com a publicação.

Lilian Aragão ainda explicou que Renato Aragão está lúcido e no quarto do hospital. “Está lindinho como sempre. Tem que ficar (no hospital), é mais seguro ir para casa com exames feitos”, explicou ela. A assessoria de imprensa Hospital Samaritano Barra informou que não tem autorização para dar detalhes do estado de saúde do artista. O comediante está fora da Globo desde julho de 2020, quando seu contrato não foi renovado. Seu último trabalho no canal foi no remake de Os Trapalhões, em 2017, que só teve uma temporada produzida.

O ataque isquêmico Transitório (AIT) é quando uma artéria cerebral entope ou se rompe e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento) ou hemorragia. A diferença entre o AIT e o acidente vascular cerebral (AVC) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas. O AIT é considerado um dos principais fatores de risco para o AVC.

As causas mais comuns do AIT são a presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. Este coágulo pode ser decorrente de alguns motivos: danos arteriais decorrentes de colesterol alto (aterosclerose), pressão arterial elevada, e a formação de coágulos no coração, decorrentes de infarto recente ou anomalias cardíacas, que viajam através da corrente sanguínea para o cérebro.

Leia mais