Afiliada da Globo estreia nova temporada do fenômeno Churrasqueadas

Churrasqueadas estreia nova temporada na EPTV (foto: Divulgação)
Churrasqueadas estreia nova temporada na EPTV (foto: Divulgação)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A EPTV, afiliada da Globo, estreia neste sábado (15) uma nova temporada do programa Churrasqueadas, apresentado pelo churrasqueiro mineiro José Almiro, o Zé, nas manhãs de sábado, a partir das 7h20. Os 9 episódios inéditos serão exibidos para toda região de cobertura da emissora, que conta com 317 municípios: regiões de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP) e Sul de Minas (MG). O canal do YouTube que virou programa de TV é o maior canal de churrasco do Brasil.

A atração contará com o patrocínio da Perdigão, que investe em merchandising no Churrasqueadas desde a primeira edição. A expectativa é da emissora de que a terceira temporada repita o sucesso da última edição, que foi ao ar no final de 2020, quando o programa voltado para a família registrou um crescimento de 47% na audiência. O diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, Richard Aguiar, comemora o sucesso e a viabilização do programa que foi criado na internet e faz parte da estratégia multiplataforma que o Grupo EP vem adotando, onde os anunciantes têm reforçado o uso de QR Codes nas ações de merchandising.

“A viabilização do Churrasqueadas abriu possibilidade para novas parcerias, permitindo que nossos parceiros tenham a experiência do alcance que a TV tem e vice-versa. Tivemos uma experiência de convergência de mídia que foi interessante para a EPTV e para o Churrasqueadas, que fortaleceu a sua marca. O programa tem sido um sucesso com aceitação do público e do mercado publicitário”, completa.

As receitas que o apresentador Zé Almiro prepara para o Churrasqueadas na EPTV são também recheadas de conteúdo publicitário, com merchandising dos patrocinadores do programa. A marca de alimentos Perdigão é uma das parceiras do projeto desde a primeira edição realizada em 2020, pois observou no programa a oportunidade de estar em contato com seu público local e com alto potencial de consumo de seus produtos, sendo que a região de abrangência do Grupo EP alcança mais de 12 milhões de telespectadores em 317 municípios e representa 7,07% do consumo de todo o país.

Patrícia Cordeiro, gerente de Marketing do Grupo EP, destaca que o formato do merchandising é uma das soluções em comunicação com o objetivo de construir uma narrativa da marca nos diversos canais do Grupo EP e marcar presença em vários momentos da jornada do consumidor, sendo que a área de Branded Content foi a que mais cresceu em 2020 no Grupo EP. O percentual de merchandising cresceu 566%, em comparação a 2019, e a produção de informes publicitários nos portais do Grupo EP teve crescimento de 33% no mesmo período. “Os formatos que temos desenvolvido no Grupo EP têm possibilitado às marcas uma solução multiplataforma, que envolve conteúdo na TV, internet e rádio, promoção e ação nas telas da EPTV, com inserção de QR Code para venda instantânea, com o endosso do apresentador, no caso o Zé Almiro, que transfere sua credibilidade, carisma, conhecimento e autoridade sobre o que ele está falando para o produto. Temos percebido esta abordagem no plano de mídia das marcas nacionais e regionais em busca de parcerias com a EPTV, emissora que possui uma conexão com seu público regional”, ressalta.

Patrícia comenta a atuação do núcleo de desenvolvimento de projetos comerciais customizados e merchandising para marcas. “O nosso núcleo de Soluções de Negócios em Conteúdo atua de forma integrada com o executivo comercial, equipe de planejamento e pesquisa, de produção dos programas de entretenimento do Grupo EP, a agência do cliente e a marca. É um trabalho para que a ação de conteúdo seja personalizada e transpareça na comunicação o produto, o serviço e os valores da marca anunciante. Não existe um merchandising igual ao outro. É um formato versátil e customizado”.

Fabiana Valle Teixeira, gerente de Produção da EPTV, destaca que na terceira temporada o Churrasqueadas mantém o objetivo de proporcionar entretenimento com foco no conteúdo para despertar o interesse da família e vai trazer novas receitas. “Unimos o sucesso que o programa já tinha na internet, com o carisma do apresentador Zé Almiro, e agregamos entretenimento, com música e gastronomia para a família toda. As receitas ganham acompanhamentos para que a família toda se envolva com o programa. Junto com o churrasco, destacamos receitas para acompanhar o prato. Dessa vez, traremos receitas com peixes e muito mais”, adianta a gerente.

Sucesso na internet, o canal Churrasqueadas foi lançado em 2016, quando a produtora RGB Filmes começou a disponibilizar os programas do Zé Almiro nas redes sociais Facebook e YouTube. Recentemente, o canal Churrasqueadas ultrapassou 1,76 milhão inscritos no YouTube, 3,7 milhões no Facebook, além dos mais de 994 mil seguidores no Instagram. O programa também se tornou um livro de receitas.

Leia mais