Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVELA QUASE FEZ O L NO IBOPE

Travessia perde até para fogos e tem pior ibope da história das novelas das 9

Chay Suede em cena da novela Travessia
Travessia teve pior ibope da história das novelas das 9 (foto: Reprodução/TV Globo)

Não é notícia repetida: uma semana depois de ter tido o pior desempenho da história recente das novelas das nove, Travessia conseguiu superar o seu próprio feito e voltou a ter o menor índice de um folhetim do principal horário de teledramaturgia do país. Os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o capítulo de sábado (31) da trama marcou média de apenas 14,5 pontos, dois décimos a menos do que o obtido pela tradicional queima de fogos da virada do ano.

O número registrado pela história criada por Glória Perez também é dois décimos menor do que o recorde negativo anterior da trama, que eram os 14,7 registrados na véspera de Natal. Ambos, no entanto, representam a mesma coisa: os dois piores desempenhos da principal faixa horária da teledramaturugia brasileira em pelo menos cinquenta anos. Para achar um número tão baixo, é preciso voltar aos tempos em que a Globo ainda não era detentora de um império midiático e que a faixa não era de novelas das nove, mas de novelas das oito.

Antes da chegada de Travessia, os piores desempenhos dos folhetins das 21h pertenciam à O Sétimo Guardião (15,2 em 24/12/2018), A Lei do Amor (15,3 em 24/12/2016) e Um Lugar ao Sol (15,4 em 24/12/2021). Nenhuma trama da faixa horária havia conseguido o feito de ficar abaixo dos 15 pontos redondos em um capítulo, tampouco em duas ocasiões difierentes, como aconteceu com o drama protagonizado por Lucy Alves — além do recorde negativo, a novela voltou a ser superada por Cara e Coragem, que anotou 15,7 a 14,9 em seu capítulo, dividido em duas partes.

Além do vexame histórico, a história criada por Gloria Perez voltou a não figurar entre as três maiores audiências do dia: a trama teve menos público que o Jornal Nacional (16,1), SP2 (15,5), Cara e Coragem, Pronunciamento de Hamilton Mourão (15,3), Mega da Virada (14,8) e Giro do Jornalismo (14,7). Além dos seis programas da derrota de sábado, Travessia já havia conseguido ficar atrás de Mar do Sertão e do Jornal Hoje em outras ocasiões, principalmente durante a Copa do Mundo.

Leia mais