Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo fecha o cerco contra pirataria e convoca funcionários para força-tarefa

Imagem com foto do apresentador Tadeu Schmidt no palco do Big Brother Brasil 23
Tadeu Schmidt durante apresentação do Big Brother Brasil 23; Globo pediu ajuda dos funcionários para denunciar pirataria (foto: Reprodução/Globo)

Após flexibilizar a política de uso de vídeos do Big Brother Brasil na temporada do ano passado, a Globo decidiu agir contra perfis das redes sociais que extrapolam na quantidade de publicações com conteúdos da emissora. Pouco antes da estreia do BBB23, a emissora explicou aos colaboradores como a pirataria digital pode prejudicar e causar consequências negativas para a empresa e ao programa apresentado por Tadeu Schmidt. O conglomerado também encorajou os funcionários a fazerem denúncias de compartilhamento de senhas do Globoplay com outras pessoas.

“A casa mais vigiada do país está de volta e promete muitas festas, tretas, provas emocionantes, barracos e recordes de audiência. É muita coisa boa junto! Só que tem gente querendo pegar carona nesse sucesso. A pirataria gera várias consequências negativas para o BBB e para o trabalho de todos nós”, diz trecho de comunicado obtido com exclusividade pela reportagem do TV Pop. As orientações foram divulgadas pelo departamento de Segurança da Informação da Globo em uma plataforma interna de qualificação profissional dos funcionários da companhia.

“A pirataria digital gera diversos danos para o mercado e a indústria do entretenimento é especialmente afetada por ela. Os danos vão muito além da perda do ineditismo e da divulgação de um conteúdo sem autorização. Há impacto na atratividade dos produtos audiovisuais para o mercado publicitário, por exemplo. Além, é claro, de afetar o trabalho dos colaboradores envolvidos direta e indiretamente nas obras que produzimos”, continuou o canal no pedido de ajuda para denunciar a pirataria do Big Brother Brasil nas redes sociais.

Além da explicação de como o impacto da pirataria de imagens e vídeos do BBB23 pode causar na empresa, a Globo também orientou aos colaboradores que façam denúncias caso saibam de alguém que esteja compartilhando a senha de acesso ao Globoplay com outras pessoas, o que é proibido pelos tempos de uso da plataforma de streaming. O conglomerado de mídia criou um e-mail para que as denúncias fossem enviadas. “Se ver conteúdo pirata por aí ou souber de alguém que está compartilhando o login do Globoplay com outras pessoas, você já sabe: é só denunciar pelo e-mail [por uma questão ética o e-mail não será divulgado pela reportagem do TV Pop]”.

A Globo está derrubando até mesmo vídeos antigos do Big Brother Brasil. Nas últimas horas, foi removido de uma rede social de mensagens curtas um vídeo do BBB17 publicado originalmente em abril de 2017 com o trecho de uma briga entre Emilly Araújo e Marcos Harter. No domingo (22), Tadeu deu uma bronca em Gabriel Tavares por causa da forma como ele vinha tratando Bruna Griphao. O público ressuscitou o video antigo. “Qual o sentido de não deixar repercutir nas redes sociais? Até parece que não tá batendo 12 pontos [de audiência]”, debochou um telespectador. “A Globo derrubou todos os vídeos dos portais que estão comentando o BBB23”, disse outro. “O BBB não posta os vídeos no perfil, aí o twitteiro posta e a Globo derruba”, lamentou um terceiro.

Leia mais