Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Um ano depois do Brasil, CNN irá lançar canal licenciado em Portugal

Cenário principal do jornalismo da TVI: emissora será a responsável pela CNN Portugal (foto: Reprodução/TVI)
Cenário principal do jornalismo da TVI: emissora será a responsável pela CNN Portugal (foto: Reprodução/TVI)

A CNN Brasil não será mais a caçula entre os países com licenciamento do maior canal de notícias do mundo. A TVI, emissora que disputa a liderança de audiência em Portugal, anunciou na manhã desta segunda-feira (24) que chegou a um entendimento com a Turner Broadcasting System para o lançamento da CNN Portugal. A nova emissora deverá estrear ainda em 2021 e será a responsável por encerrar a trajetória da TVI24, iniciada há 12 anos — a tentativa autoral da Media Capital em ter um canal noticioso não decolou, e não raramente era o menos visto do gênero.

“O canal será programado e operado pela Media Capital sob licença da CNN, a qual também fornecerá formação, consultoria e acesso a conteúdo de todo o portfólio da CNN. Com este acordo, abre-se um novo capítulo na história da televisão em Portugal, uma vez que se trata de uma parceria com uma das mais inovadoras, influentes e prestigiadas cadeias de televisão a nível mundial”, afirmou a TVI.

O anúncio oficial da chegada da versão lusitana da “maior do mundo” será feito ainda nesta segunda. O empresário Mário Ferreira, principal acionista da Media Capital, fará uma coletiva de imprensa às 20h para dar mais detalhes sobre a parceria e o consequente encerramento das operações da TVI24. O comunicado deverá ser transmitido ao vivo pelo principal telejornal da TVI, o Jornal das 8, que é exibido no mesmo horário.

Confira a íntegra do comunicado enviado pela Media Capital sobre a criação da CNN Portugal:

Nos termos do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, o Grupo Media Capital SGPS, S.A. vem pelo presente informar que, na presente data, a sociedade participada TVI – Televisão Independente S.A. e a CNN (Grupo Turner Broadcasting System Europe), celebraram um memorando de entendimento para um acordo de licenciamento que prevê a criação da CNN Portugal.

O canal será programado e operado pela Media Capital sob licença da CNN, a qual também fornecerá formação, consultoria e acesso a conteúdo de todo o portfólio da CNN. Com este acordo, abre-se um novo capítulo na história da televisão em Portugal, uma vez que se trata de uma parceria com uma das mais inovadoras, influentes e prestigiadas cadeias de televisão a nível mundial.

A CNN é uma referência global de topo na informação rigorosa, livre e independente. O Grupo Media Capital partilha esses valores e considera da maior relevância para o futuro do audiovisual português este acordo e o sucesso desta parceria.

Após a fase de discussão com as autoridades reguladoras e a conclusão do processo de implementação deste novo projeto, cumprindo os trâmites legais e regulamentares, a Media Capital fornecerá todas as atualizações e  informações sobre este projeto que prestigia Portugal e a língua portuguesa.

Queluz de Baixo, 24 de maio de 2021.

Leia mais