Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SORTILÉGIO

Qual a substituta de A Dona no SBT? Novela “proibidona” tem reprise confirmada

Imagem com foto dos atores Marcelo Córdoba e Julián Gil em cena de Sortilégio censurada pelo SBT. A novela vai substituir a reprise de A Dona no bloco Novelas da Tarde
Os atores Marcelo Córdoba e Julián Gil em cena de Sortilégio censurada pelo SBT; a novela vai substituir a reprise de A Dona no bloco Novelas da Tarde (foto: Reprodução/Televisa)

Com exibição dos últimos capítulos de A Dona (2010), o SBT já começou a divulgar na programação as chamadas de estreia da terceira exibição de Sortilégio (2009). O dramalhão mexicano protagonizado por William Levy e Jacqueline Bracamontes tem previsão para retornar ao canal de Silvio Santos entre o fim de abril e o começo de maio, na faixa das 17h20 do bloco Novelas da Tarde. O dia escolhido para a reestreia é 24 de abril, uma segunda-feira.

O que você precisa saber

  • Atravessando uma grande crise de audiência em suas tardes, o SBT decidiu não arriscar na substituta de A Dona;
  • O canal de Silvio Santos escalou Sortilégio, já exibida em outras duas ocasiões, para ocupar o espaço do folhetim;
  • Em suas primeiras exibições, a novela foi censurada por conta de cenas homoafetivas de dois personagens.

A novela Sortilégio foi exibida no SBT pela primeira vez entre 27 de outubro de 2014 e 27 de fevereiro de 2015. Na época, a trama produzida por Carla Estrada e Arturo Lorca para o Canal de Las Estrellas, da Televisa, anotou média de 6,4 pontos na região metropolitana de São Paulo, que é a principal referência para o mercado publicitário para venda de anúncios. A primeira reprise, de 16 de outubro de 2017 a 30 de janeiro de 2018, fechou com 5,9 pontos. Os números foram considerados satisfatórios para a rede.

Leia mais: SBT escolhe novela censurada para substituir reprise de A Dona
Leia mais: Alfonso Herrera detona Televisa e diz que integrantes do RBD foram explorados

Conforme publicado pelo TV Pop, com o SBT enfrentando atualmente uma das suas piores crises de audiência, a faixa de reapresentações na faixa Novelas da Tarde tem oscilado entre 4 e 5 pontos com A Dona, que também está em sua terceira exibição. Escrita originalmente por María Zarattini, Sortilégio é uma versão das novelas Tú o Nadie (1985) e Acapulco, Cuerpo y Ama, de 1995, ambas da Televisa. Em suas primeiras exibições, Sortilégio foi censurada pelo SBT por causa de cenas homoafetivas do casal Ulisses (Julián Gil) e Roberto (Marcelo Córdoba). Até mesmo falas dos personagens foram alteradas na dublagem por determinação do canal com o objetivo de transformá-los em amigos.

A história de Sortilégio

O folhetim tem uma história intensa de enganos e traições, onde o ódio que Bruno (David Zepeda) sente por seu meio irmão, Alessandro (William Levy), o leva a planejar sua morte apenas para se converter em herdeiro de sua fortuna. Maria José (Jacqueline Bracamontes) é uma jovem simples, que espera com ilusão o dia de seu casamento com Alessandro Lombardo, rapaz que herdou uma grande herança.

Mas Maria nem suspeita que seu “Alessandro” é na verdade outra pessoa: ele é Bruno, o meio-irmão de Alessandro. Bruno tem o plano de se casar com Maria José utilizando o nome de Alessandro para depois matar o irmão em um acidente de carro. Tudo isso para que a jovem “viúva” herde toda a sua fortuna e, como Bruno tem certeza de que a moça o ama, a convencerá a lhe dar todo o dinheiro.

Após o casamento, Bruno, usando o pretexto de uma reunião de urgência, volta sozinho para sua cidade e ordena o assassinato de seu meio-irmão. Alessandro sofre um terrível “acidente”, arquitetado pelo irmão, e é dado como morto, mas na verdade é resgatado por camponeses que salvam sua vida. Acreditando que teve êxito em seu plano, Bruno finge ter encontrado a certidão de casamento de Alessandro e Maria José. Maria José fica sabendo da morte de Alessandro e desesperada com a notícia, viaja para o funeral.

Enquanto isso, Bruno volta ao povoado, conta a verdade para o pai de Maria José e, sob ameaça, o obriga a aceitar ser seu cúmplice. Depois tenta convencer Maria José, que está em estado de choque com o engano, a repartir a herança, mas ela se assusta e foge. Bruno vai atrás dela e obriga a moça a voltar ameaçando denunciá-la à polícia. Em seguida, Alessandro retorna para casa e não faz ideia de que tem uma “esposa”, mas inocente, ele relaciona a falta de memória com o acidente.

No decorrer da trama, o rapaz acaba se apaixonando por Maria José e decide continuar com ela para ver se consegue se relembrar do relacionamento deles. Por outro lado, a jovem percebe que também está apaixonada por Alessandro, mas sua consciência não a deixa em paz, por saber de toda a verdade. Já Bruno, fica cada vez mais agressivo e ameaçador.

Leia mais