Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
A VOZ DO POVO

SBT convoca público para ter apoio do mercado publicitário em novas contratações

Imagem com foto dos jornalistas Pedro Lins, Márcio Gomes, Michelle Barros e Carla Vilhena, que estão na mira do SBT
Pedro Lins, Márcio Gomes, Michelle Barros e Carla Vilhena aparecem em pesquisa do SBT; emissora terá novidades na programação (fotos: Reprodução/Lourival Ribeiro/SBT)

O SBT surpreendeu parte do público ao enviar, por e-mail, uma pesquisa de opinião sobre jornalistas. O canal de Silvio Santos quis saber de telespectadores cadastrados em um banco dados da companhia sobre a aceitação de profissionais que pediram demissão da Globo recentemente e até mesmo de um comunicador que ainda está contratado de outra empresa concorrente. Segundo apurou o TV Pop, a rede paulista pretende estrear novidades na programação nos próximos meses e alguns desses nomes podem integrar os novos projetos.

O que você precisa saber

  • Em mais uma tentativa de se reinventar, o SBT enviou uma pesquisa para alguns telespectadores pedindo opiniões sobre apresentadores;
  • O departamento de inteligência de mercado da emissora selecionou apenas quatro nomes: Pedro Lins, Márcio Gomes, Michelle Barros e Carla Vilhena;
  • Além de atribiuir notas em uma escala de 1 a 5 aos comunicadores, o canal pediu para que o público adjetivasse cada um dos apresentadores;
  • Dentre os nomes citados, Carla Vilhena é a mais cotada para um possível retorno do Vem Pra Cá;
  • Os resultados da pesquisa serão utilizados para conseguir o apoio do mercado publicitário em eventuais contratações.

A pesquisa foi enviada pelo SBT Insights na última semana. Em um dos questionamentos, o canal perguntou, em uma escala de 1 a 5, o quanto o telespectador “não gosta” e “gosta muito” dos apresentadores. As opções disponibilizadas foram Pedro Lins, jornalista que neste mês pediu demissão da Globo de Recife para trabalhar com publicidade; Márcio Gomes, âncora do jornal CNN Prime Time, da CNN Brasil; Michelle Barros, que deixou a Globo no ano passado; e Carla Vilhena, que apresentou especiais e atualmente pode ser vista no Bake Off Brasil Celebridades.

No outro questionamento, a emissora de Silvio Santos pediu aos telespectadores que desse adjetivos, positivos ou negativos, para cada um dos quatro comunicadores.  Ex-âncora do telejornal NE1 –equivalente ao SP1– na Globo de Recife, Pedro Lins saiu do canal local há duas semanas para trabalhar com publicidade nas redes sociais. Antes disso, ele já havia pedido licença da companhia no fim de março do ano passado para estudar em Londres, na Inglaterra, mas retornou ao noticioso sem maiores explicações sete meses depois, em outubro.

Leia mais: Globo define detalhes do novo Linha Direta, que não fará dobradinha com novela das 9
Leia mais: Apresentador do Globo Esporte surpreende e pede demissão após mais de uma década

No caso de Carla Vilhena, o TV Pop apurou que a jornalista que trabalhou na Globo por mais de 20 anos é uma das cotadas para comandar a nova temporada do Vem Pra Cá nas manhãs do SBT. A ex-apresentadora do Bom Dia São Paulo e ex-repórter especial do Fantástico deixou a Globo em 2018. Ela foi contratada pela CNN Brasil em outubro de 2020, mas saiu do canal de notícias da TV por assinatura em março do ano passado após ter pedido de aumento salarial negado. Em abril, ela assinou com o SBT para apresentar os especiais Nossas Mães e Nossos Pais.

Considerado um dos principais nomes da CNN Brasil, Márcio Gomes está na emissora da TV por assinatura de propriedade do empresário Rubens Menin desde outubro de 2021. O jornalista foi um dos poucos âncoras que escapou do processo de reestruturação que demitiu dezenas de profissionais no fim do ano passado. Após uma carreira de mais de 25 anos na Globo, ele pediu demissão depois de perceber que não teria crescimento na emissora.

“Fiquei cinco anos na Ásia e, depois, senti uma parada. Com a crise sanitária, tive uma nova chance. Mas, passado o Combate, senti que não teria muito crescimento. Assim, para seguir evoluindo –e usando tudo o que aprendi em 28 anos de jornalismo–, optei pela mudança”, disse ele em entrevista a um site parceiro do UOL. Michelle Barros foi contratada temporariamente pelo SBT em fevereiro para o SBT Folia 2023. Oito meses após também pedir demissão da Globo, a ex-apresentadora eventual dos telejornais locais comandou a cobertura dos blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, que voltou a ser exibida em rede nacional neste ano. Ela não tem contrato fixo com a rede de Silvio Santos e também participou do Bake Off Celebridades 2023.

Natural de Maceió (Alagoas), Michelle começou a carreira no jornalismo em 2001. Trabalhou nas afiliadas da Band e do SBT até chegar na TV Gazeta, afiliada da Globo, da família Collor de Mello. Após ganhar destaque em reportagens exibidas em rede nacional, foi convidada pela Globo para integrar a equipe de repórteres na capital paulista em 2010. Em 2015, ela foi promovida a apresentadora eventual dos telejornais regionais como Bom Dia SP, SP1 e SP2.

Leia mais