Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Record leva toco de medalhões e contrata repórter da Globo para apresentar jornal

Foto da repórter Ana Vaz, nova contratada da Record
Ana Vaz trocou reportagem da Globo por bancada de telejornal na Record (foto: Reprodução/RPC)

Depois de levar toco de medalhões da comunicação regional, a RIC precisou apelar para conseguir ter substitutos para os apresentadores demitidos nas últimas semanas: a afiliada da Record no Paraná anunciará nos próximos dias a contratação de Ana Vaz, até então repórter da RPC, para comandar uma nova versão do matinal RIC Notícias Dia. Em um evento realizado na manhã desta quarta-feira (5), a emissora tentou fazer mistério sobre a sua nova funcionária, já que ela ainda sequer pediu demissão da empresa parceira da Globo — o fará apenas na tarde de hoje.

O que você precisa saber

  • Sem sucesso na contratação de nomes conhecidos, a RIC decidiu investir em repórteres pouco expressivos para renovar seus telejornais;
  • A afiliada da Record anunciará em breve a contratação de Ana Vaz, que até então trabalhava na RPC, para apresentar seu noticioso matinal;
  • Nomes das parceiras da Globo e do SBT foram convidados pela emissora, mas recusaram trocar seus empregos consolidados por uma TV instável;
  • Com as recusas, principal telejornal do canal será apresentado por uma dupla de jovens repórteres, contrariando a tendência do mercado regional.

Ana, no entanto, não era sequer a segunda opção do canal para o seu telejornal das manhãs, tampouco a primeira: a reportagem do TV Pop apurou que ela foi o único nome que teve coragem de aceitar as propostas feitas por Marcus Yabe, diretor-geral da afiliada. Nos últimos dias, o executivo procurou uma série de profissionais que estão consolidados nas afiliadas da Globo, Record e da Band na região, como Anderson Frigo (do Bom Dia Paraná) e João Salgado (do Primeiro Impacto). Nenhum deles quis trocar seus empregos consolidados por uma aventura em uma TV instável.

Sem sorte com nomes realmente conhecidos do público paranaense, Yabe teve que apelar para figuras com pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento em suas atuais empresas. Com isso, ele chegou ao nome de Ana Vaz: repórter da RPC há pouco mais de um ano, a jornalista nunca foi cogitada para um posto de destaque na afiliada da Globo, que perdeu boa parte de seus nomes mais importantes para a Rede Massa, do SBT. Ela acabou seduzida por um sensível aumento salarial e pela chance de virar apresentadora, algo que dificilmente aconteceria na líder de audiência.

No evento realizado na manhã desta quarta, o principal executivo da afiliada da Record tentou fazer mistério sobre a maior parte das novidades da emissora, que perdeu a vice-liderança no ibope nas duas faixas que concentram a maior parte dos investimentos feitos pelo mercado publicitário. A contratação de Ana Vaz, por exemplo, só será revelada aos funcionários e ao mercado na sexta, dia 7 — ela fará dupla com Eduardo Scola, atualmente no RIC Notícias Noite, na condução do programa matinal a partir do dia 15 de maio.

Confirmando a informação divulgada com exclusividade pelo TV Pop, a RIC aproveitará as mudanças para acabar com a fracassada versão local de A Hora da Venenosa: diferentemente do que acontece na maior parte do país, o quadro de fofocas do Balanço Geral era um programa independente em Curitiba. O programa chega ao fim em 12 de maio e cederá espaço para o RIC Notícias Live. Apesar do nome diferente, a atração será idêntica ao Ver Mais, exibido pela emissora até 2019: o formato terá pouco, quase nada, de factual e será recheado de conteúdo pago.

O programa vespertino, que será transmitido das 13h50 às 15h20, terá Manuella Niclewicz (ex-repórter da CNN Brasil e até então co-apresentadora do RIC Notícias Dia) como âncora principal. Ela dividirá o comando da atração com um nome a ser anunciado apenas em 12 de abril. O motivo da demora? Marcus Yabe continua tentando convencer algum profissional da concorrência a embarcar em sua mais nova criação. Sem sucesso até o momento, ele deverá recorrer a alguém da própria casa para a vaga. Internamente, especula-se o nome do repórter Erick Mota.

Contrariando a movimentação de todas as concorrentes, que contam com âncoras com mais de 40 anos em seus telejornais de horário nobre, o executivo também causou espanto em sua equipe quando anunciou que entregará o RIC Notícias Noite para dois jovens. O principal telejornal da afiliada da Record passará a ser apresentado pelos repórteres Lucas Henning (que também não tinha perspectivas de crescimento na RPC, de onde se demitiu em julho de 2022) e Camila Andrade, que atuava como correspondente em Brasília.

Leia mais