Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Fábio William, do Bom Dia Brasil e do Jornal Hoje, é demitido pela Globo após 27 anos

Foto do jornalista Fábio William
Fábio William foi demitido pela Globo após 26 anos (foto: Reprodução/TV Globo)

Principal apresentador da Globo em Brasília, Fábio William é o mais novo nome demitido da Globo: o jornalista, que era apresentador titular do DF1 há 12 anos, foi dispensado pela emissora na tarde desta quarta-feira (5) pouco depois do término do telejornal local, que foi comandado por ele normalmente. Na empresa desde 1996, ele também era frequentemente convocado para cobrir ausências dos apresentadores do Bom Dia Brasil e do Jornal Hoje, transmitidos em rede nacional.

O que você precisa saber

  • Titular do DF1 e apresentador eventual do Bom Dia Brasil e do Jornal Hoje, Fábio William foi demitido pela Globo;
  • O jornalista comandava o telejornal local há 12 anos e estava na emissora desde 1996;
  • O anúncio de seu desligamento deixou os profissionais da líder de audiência perplexos.

A reportagem do TV Pop apurou que a demissão do jornalista causou perplexidade entre os colaboradores da líder de audiência: visto como uma pessoa autêntica e extremamente dedicada, ele era muito querido por seus colegas de trabalho. Funcionários choraram no meio da Redação quando a sua demissão foi anunciada. Além de querido pelos profissionais da emissora, ele também era responsável por uma das maiores audiências dos telejornais locais do horário do almoço pelo país — não era raro que o DF1 superasse a barreira dos 20 pontos em seus melhores momentos.

Na Globo desde 1996, Fábio William começou a sua trajetória na companhia como repórter do Jornal das 10, transmitido pela GloboNews. Dois anos depois, foi transferido para a equipe do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo, cobrindo temas relacionados ao Congresso Nacional. Depois de se destacar na cobertura da tragédia do voo 1907 da Gol, em 2006, ele passou a integrar o rodízio de âncoras dos telejornais locais de Brasília. Cinco anos depois, em 2011, foi o nome escolhido para conduzir uma profunda reformulação no DF1, então comandado por Alexandre Garcia.

“Eu fui para o Rio, acompanhei lá o processo, o diretor dessa época conversou muito comigo a respeito da ideia do novo DFTV, que sofreu uma mudança de concepção. Foram introduzidos os comentaristas de arte e cultura, segurança pública, saúde. É um jornal que faz análise, que mostra ao vivo. O nosso objetivo é que o telespectador se sinta bem informado. Sinta como se tivesse aprendido algo quando termina o jornal”, afirmou o jornalista em depoimento concedido ao Memória Globo, falando justamente sobre a remodelação feita no noticiário depois de sua chegada.

Para ocupar a vaga deixada por Fábio William no DF1, a Globo escolheu o repórter Fabiano Andrade. Márcia Witczak, que era colunista de cultura dos telejornais locais, também foi dispensada pela emissora.

Procurada pela reportagem do TV Pop, a Comunicação da Globo enviou a seguinte nota sobre a onda de demissões na empresa:

A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.

 

Leia mais