Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
IBOPE DESÉRTICO

Amanda espanta público, BBB fracassa e tem final menos assistida da história

Foto da participante Amanda Meirelles, campeã do BBB23
Amanda Meirelles virou milionária e espantou público fiel do BBB (foto: Reprodução/TV Globo)

A enfadonha e previsível confirmação de Amanda Meirelles como a mais nova milionária do país acelerou ainda mais o processo de desgaste do BBB: um ano depois de ter tido a terceira pior audiência de uma final de toda a sua história com a vitória de Arthur Aguiar, o reality show da Globo chegou ao fundo do poço. A atração comandada por Tadeu Schmidt chegou ao fim tendo diversos recordes negativos para chamar de seu — a 23ª temporada do Big Brother Brasil chegou ao fim como a menos assistida da história do formato holandês desde a sua estreia, em 2002.

O que você precisa saber

  • Com a vitória de Amanda, o BBB23 chegou ao fim empilhando recordes negativos do ibope;
  • O triunfo da médica foi responsável pelo pior índice de uma final do reality, com 19,4 pontos;
  • Com 18,8 de média ao decorrer de seus 100 episódios, a temporada foi a menos vista da história;
  • Até então, a final menos assistida do programa era a da 14ª temporada, com 23,7 pontos;
  • O título de temporada menos vista era pertencente aos 20,0 acumulados pelo BBB19.

Nem mesmo a grande final da edição, que costuma atrair telespectadores que não acompanharam o reality, foi capaz de frear a tendência desastrosa do programa. Dados prévios de audiência, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que o episódio que marcou a vitória da médica paranaense registrou média de 19,4 pontos na Grande São Paulo, marca consideralvemente inferior ao pior índice até então obtido por uma final do BBB — o desfecho menos visto era o da 14ª edição, em que Vanessa Mesquita se tornou campeã com 23,7 pontos.

Das 22h28 à 0h31, a Globo foi sintonizada por 39,8% dos televisores ligados na principal metrópole do país. Mesmo com o recorde negativo histórico, o fim da corrida pelo prêmio milionário seguiu na liderança isolada de ibope com grande folga: com pico de 25,0 pontos em seu primeiro minuto de exibição, a final do BBB23 não chegou nem perto de ser ameaçada por outro canal. Vice-líder das TVs abertas durante o período em que o reality esteve no ar, a Record pontuou 3,7, seguida por 3,4 pontos do SBT, e ambas foram vencidas pela soma dos canais pagos (6,1).

A seguir, confira a performance de ibope de todas as finais do reality show:

AUDIÊNCIA DAS FINAIS DO BBB

TEMPORADA
MÉDIA
23
19,4
22
25,9
21
34,1
20
34,2
19
25,1
18
33,0
17
29,1
16
29,3
15
26,5
14
23,7
13
29,0
12
26,0
11
25,9
10
41
9
41
8
46
7
48
6
51
5
57
4
56
3
55
2
45
1
59
Fonte: Kantar Ibope Media, com dados obtidos através de fontes do mercado

Ao decorrer de seus 100 episódios, o BBB de Amanda Meirelles acumulou média de 18,8 pontos na Grande São Paulo. Foi, de longe, a temporada de pior audiência da franquia Big Brother em território nacional: até então, o recorde negativo pertencia aos 20,0 pontos de média do BBB19, ainda comandado por Tiago Leifert. Além das duas edições, o ranking de cinco menores ibopes conta ainda com o BBB22, BBB17 e BBB14 (empatados com 22,9), BBB16 (23,6) e BBB13 (24,7).

Os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos na respectiva emissora ou programa. Diariamente, a reportagem do TV Pop publica os índices consolidados de audiência dos principais programas da televisão brasileira.

Leia mais