Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MAIOR DO MUNDO, PERO NO MUCHO

Jovem Pan News cresce e se consolida com o dobro de audiência da CNN Brasil

Foto de Tiago Pavinatto, da Jovem Pan News, e de Daniela Lima, na CNN Brasil
Tiago Pavinatto e o Linha de Frente chegam a ter oito vezes mais ibope que Daniela Lima e o CNN 360ª (foto: Reprodução/Jovem Pan News e CNN Brasil)

Abril terminou como um dos meses mais vitoriosos da história da Jovem Pan News: o caçula dos canais de notícias encerrou o quarto mês do ano com o dobro de ibope da CNN Brasil nos dados de audiência do Painel Nacional de Televisão, que considera a preferência dos telespectadores das 15 principais regiões metropolitanas do Brasil. A rede comandada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, teve média de 0,06 em abril, enquanto a auto-proclamada “maior do mundo” registrou apenas 0,03 ponto de média, sendo a 38ª emissora de maior ibope no país.

O que você precisa saber

  • A Jovem Pan News terminou o mês de abril com o dobro de ibope da CNN Brasil no Painel Nacional de Televisão;
  • O canal comandado por Tutinha também conseguiu diminuir a sua distância da GloboNews;
  • Cada vez mais perto do traço literal, a “maior do mundo” ficou atrás da Record News até nas operadoras de TV paga;
  • O Morning Show e o Linha de Frente foram determinantes para o crescimento de audiência da Jovem Pan.

Os dados consolidados de audiência do mês, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, mostram ainda que a CNN Brasil ficou mais perto da BandNews TV, eterna lanterninha da disputa por ibope dos canais de notícias, do que do braço televisivo do conglomerado da família Amaral. A emissora do Grupo Bandeirantes, que estreou uma série de novidades em maio para tentar sair do último lugar, ficou apenas um centésimo atrás da rival ao decorrer dos 30 dias do quarto mês de 2023, com média de 0,02 ponto.

A vitória esmagadora na competição com o canal de Rubens Menin não foi o único feito da Jovem Pan News em abril: o canal também conseguiu encurtar ainda mais sua desvantagem em relação ao canal de notícias da Globo, que permanece tendo a preferência da maioria do público na TV por assinatura. A GloboNews terminou o mês com média de 0,11 ponto e foi mais uma vez superada pela Record News, que atingiu 0,17 ponto de média — a emissora da Record conta com um modelo híbrido de distribuição e também está na TV aberta, o que acaba maximizando o seu alcance.

Desprezando os dados de audiência em sinal aberto e considerando apenas os telespectadores do universo dos canais pagos, a Jovem Pan News também não teve dificuldades em bater os índices obtidos pela CNN Brasil: a métrica que trata todos os canais de igual para igual, a rede comandada por Tutinha superou a maior do mundo por 0,14 a 0,09 ponto de média. A CNN ficou atrás até da Record News (0,11), que não tem sinal em alta definição na Sky e em diversas operações da Claro, maior operadora do país. Neste recorte, a GloboNews marcou 0,33 e a BandNews teve 0,05.

As faixas da manhã e da tarde foram essenciais para o crescimento nos índices da Jovem Pan. Conforme noticiado em primeira mão pela reportagem do TV Pop, o Jornal da Manhã e o Morning Show surgem com cada vez mais frequência na liderança de audiência entre os canais de notícias. Na faixa vespertina, o Linha de Frente se consolidou como segundo maior ibope do canal, atrás apenas de Os Pingos nos Is — não é raro que a atração de Tiago Pavinatto consiga ter oito vezes mais ibope que o CNN 360º, de Daniela Lima, que terminou o mês abaixo de 0,2 ponto de média.

Leia mais