PROTAGONISTA DO TEM QUE SUAR

Mariana Xavier desabafa e pede limites para o humor: “Ser humanamente correto”

Foto de Mariana Xavier
Mariana Xavier falou sobre polêmica dos humoristas (foto: Reprodução/Globo)

Mariana Xavier falou sobre a polêmica que envolve os humoristas após a ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ter ordenado que o humorista Léo Lins removesse um especial de comédia que havia sido publicado nas redes sociais no final de 2022 e tinha mais de três milhões de visualizações.

O que você precisa saber

  • A atriz Mariana Xavier comentou a polêmica envolvendo uma apresentação de Léo Lins barrada pela Justiça de São Paulo;
  • Só é brincadeira se todo mundo está se divertindo“, defendeu;
  • Ela afirma que o humor precisa se reinventar para ser “humanamente correto”.

“Eu sempre levantei a bandeira de que só é brincadeira se todo mundo está se divertindo. Se alguém está se divertindo às custas de machucar outra pessoa, deixou de ser brincadeira. A liberdade de expressão não está acima da lei. Se você comete um crime, isso não é humor”, detalhou ela.

Em conversa com Patrícia Kogut, do O Globo, a artista afirmou que acredita muito que a comédia deveria se reinventar. “Eu acredito muito que o humor pode e deve se reinventar. Não é nem mais o caso de ser politicamente correto, mas sim ser humanamente correto. O mundo de hoje pede empatia e interesse de se informar, aprender e se adequar”, pontuou.

Leia mais: Globo se pronuncia após censurar cena de beijo de Clara e Helena em Vai na Fé
Leia mais: Vai na Fé tem outras cenas de beijo previstas após censura da Globo

A artista foi escalada como protagonista do sitcom Tem que Suar, do Multishow, e afirmou que quer priorizar outros trabalhos que não sejam apenas uma comédia. “Eu sempre recusei o rótulo de humorista. Eu sou uma atriz que faço comédia bem, mas que também quer fazer outros trabalhos. Quando eu comecei a gravar a série, bateu um desespero de que nunca mais me levariam a sério”, afirmou Mariana Xavier.

“Eu espero que continuem me chamando. Acredito que estamos aos poucos conseguindo acabar com essa coisa de colocar os atores em caixinhas. Temos grandes nomes da comédia que estão fazendo trabalhos dramáticos maravilhosos. A Thalita Carauta [atriz de Todas as Flores], por exemplo”, declarou.

Leia mais