Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DANILO ALVES

Apresentador passa mal e Globo coloca editor para apresentar telejornal às pressas

Foto do jornalista Danilo Alves, que estreou como apresentador da Globo
Danilo Alves, editor de internacional, estreou como apresentador do Jornal GloboNews (foto: Reprodução/GloboNews)

Os bastidores da madrugada da GloboNews foram mais movimentados do que o normal no último final de semana: Vinícius Leal, repórter de São Paulo, iria comandar os telejornais transmitidos entre 0h e 7h da manhã na madrugada de sexta (26) para sábado (27), mas passou mal e acabou sendo cortado da escala no último minuto. Sem alternativas, o canal de notícias da Globo previsou improvisar nesta segunda-feira (29) e colocou Danilo Alves, editor de internacional da emissora, para estrear como apresentador dos jornalísticos da rede.

O que você precisa saber

  • A madrugada da GloboNews contou com uma estreia inusitada: Danilo Alves, editor de internacional, assumiu a bancada da rede;
  • A emissora precisou improvisar por conta de um desfalque de última hora em sua escala de plantonistas;
  • Sem alternativas, o canal de notícias da Globo decidiu transformar o editor em apresentador;
  • Não é a primeira vez em que isso acontece: Erick Bang também virou âncora depois de um problema semelhante.

Alves, que habitualmente atua atrás das câmeras, já havia tido experiências de vídeo na GloboNews anteriormente: ele foi um dos repórteres da elogiada cobertura da virada do ano e já participou dos telejornais da emissora como analista de política internacional. Foi, no entanto, a sua primeira chance como âncora de telejornal desde que entrou para o canal de notícias da Globo, em agosto de 2017. Nas redes sociais, ele comemorou a oportunidade inusitada. “Apresentei o Jornal GloboNews essa madrugada. Obrigado a todos que estavam ligados”, agradeceu o jornalista.

A escalação do editor de internacional só aconteceu pela junção de uma série de fatores: Narayanna Borges, titular dos noticiosos da madrugada, está de férias há duas semanas, sendo substituída pelo repórter Mateus Marques. Ele, no entanto, já havia tapado o buraco provocado pela ausência de Vinícius Leal na madrugada de sábado para domingo, e acabou dando expediente durante seis dias seguidos. Como a CLT determina um dia de “repouso semanal remunerado”, os executivos decidiram evitar problemas e improvisaram com Danilo Alves na bancada do Jornal GloboNews.

O expediente emergencial, apesar de inusitado, não é inédito no canal de notícias da Globo. Erick Bang, atual âncoras dos telejornais de horário nobre aos sábados e domingos, também começou a sua trajetória como apresentador por conta de um problema de saúde de um colega. “22 de outubro de 2011. Estreei por acidente na GloboNews, descobrimos que eu apresentaria a cinco minutos do jornal, pois não havia ninguém para isso. Foi como deu para ser: o paletó era o único no camarim, visivelmente, não do meu tamanho. A gravata do segurança. Nunca havia apresentado. Mas, até hoje, tenho a impressão de que esse jornal ficou bom”, relembrou o jornalista.

Leia mais