Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BOFETADA RUTH E RAQUEL

Cena marcante de Mulheres de Areia foi gravada 11 vezes; saiba mais

Foto de Mulheres de Areia
Bofetada de Mulheres de Areia foi gravado 11 vezes (foto: Reprodução/Globo)

Prestes a voltar ao ar no lugar de Chocolate com Pimenta, Mulheres de Areia (1993) foi um marco na dramaturgia brasileira. Protagonizado por Gloria Pires, a novela contou com personagens memoráveis como Ruth, Raquel e Tonho da Lua (Marcos Frota). A trama foi escrita por Ivani Ribeiro, um remake mixado de duas novelas da própria autora – Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977), exibidas na Rede Tupi e RecordTV.

Em 2020, Gloria Pires relembrou a trama e afirmou que a cena marcante da bofetada das irmãs foi gravada 11 vezes. “1° de fevereiro de 1993, estreava o remake de Mulheres de Areia! Um novelão escrito por Ivani Ribeiro e direção de Wolf Maia. Essa bofetada, embate final de Ruth e Raquel, foi gravada e regravada 11 vezes! Talvez por isso também seja uma das minhas tantas cenas favoritas”, declarou.

Leia mais: Band inicia cortes para cobrir rombo de Faustão e demite apresentadora do 1º Jornal
Leia mais: Ex-A Fazenda, André Segatti surpreende ao revelar propostas para voltar a TV

O diretor da novela, Wolf Maya já destacou a atuação da atriz. A artista fazia a continuidade de suas personagens e sabia exatamente onde estava com a mão ou de que forma havia mexido nos cabelos durante a cena. Além disso, a equipe técnica marcava nas paredes do cenário, com fita crepe, o lugar exato para onde a atriz devia olhar.

Outro destaque para a época foi do figurino e das caracterizações. Ruth usava viscose, com estampa de flores, bem à moda praiana. Raquel ousava no figurino, era uma consumista: usava roupas espalhafatosas, mais para o vermelho,  extravagantes e joias chamativas. Apesar de ter a mesma cor de cabelo e o mesmo tamanho, foi feita uma mecha para que houvesse distinção. Esse detalhe só aparecia quando a atriz atuava como Ruth, pois a personagem usava o cabelo dividido ao meio. Raquel preferia o cabelo mais solto, de lado e provocante, o que não permitia que a mecha aparecesse.

Leia mais