Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
AUDIÊNCIA EM ALTA

Rebelde levanta ibope do SBT e bate novelas nacionais, mas estreia atrás da Record

Foto de cena do primeiro capítulo da novela Rebelde
Rebelde levantou ibope da tarde do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Rebelde não decepcionou em sua estreia: aposta da diretoria do SBT para surfar na memória emocional do público, aflorada pela turnê de reencontro da banda que acontecerá no final do ano, a novela voltou ao ar com o objetivo de melhorar os índices de audiência de uma das faixas mais problemáticas para a emissora de Silvio Santos. Em seu primeiro capítulo, o folhetim passou longe de conseguir a vice-liderança, mas incrementou consideravelmente os números da rede, atigindo índices comparáveis aos programas levados ao ar pelo canal durante o horário nobre.

O que você precisa saber

  • Aposta dos diretores do SBT, Rebelde reestreou superando outras nove novelas da emissora;
  • A trama mexicana levantou os índices da rede em 13% e teve índices dignos do horário nobre do canal;
  • No entanto, com média de 4,3 pontos, o folhetim não conseguiu tirar a rede de Silvio Santos do terceiro lugar.

Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, indicam que a estreia da terceira exibição do folhetim no SBT marcou média de 4,3 pontos, índice que assegurou a sintonia de 10,6% dos televisores ligados na principal metrópole do país. O número representa um incremento de 13% na comparação com a faixa nas últimas quatro segundas-feiras, em que o horário era preenchido pela novela Marisol — a trama brasileira, em sua reta final, continuará no ar por mais alguns dias, mas foi deslocada para a faixa das 15h.

Apesar da estreia positiva, Rebelde não foi capaz de tirar a emissora de Silvio Santos da sua habitual terceira colocação: a Globo, com parte do Jornal Hoje e a reprise de Chocolate com Pimenta, seguiu na liderança isolada e teve média de 12,5 pontos entre 14h16 e 14h58. A Record, que exibia o Balanço Geral SP, permaneceu na vice-liderança isolada com 6,9 pontos — o momento em que o folhetim mexicano mais se aproximou do segundo lugar foi às 14h43, quando 2,2 pontos separavam as duas emissoras (6,6 x 4,4). A Band, em quarto lugar, não foi além de 1,4 ponto.

Mesmo com a derrota para a Record, a trama produzida pela Televisa já conta com pelo menos um ponto positivo para o seu currículo: o folhetim teve a melhor estreia de uma novela vespertina do SBT desde a implantação da nova faixa de reapresentações, em maio de 2022. Desde então, a emissora exibiu Carrossel (2,5), Esmeralda (2,1), Paixões de Gavilanes (1,8), Cristal (2,6), Maria Esperança (2,7), Pequena Travessa (3,5), Pícara Sonhadora (3,4), Marisol (3,2) e Chiquititas (3,3).

Os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia útil seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos na respectiva emissora ou programa. Diariamente, a reportagem do TV Pop revela todos os índices consolidados de audiência dos principais programas da televisão brasileira.

Leia mais