Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Band planeja descontinuar produção do MasterChef Brasil em dezembro

Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão posam no novo cenário do MasterChef Brasil (foto: Carlos Reinis/Band)
Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão posam no novo cenário do MasterChef Brasil (foto: Carlos Reinis/Band)

Depois de sete anos e de 12 temporadas, o MasterChef Brasil deverá deixar de ser produzido pela Band a partir de dezembro, mês em que a emissora terminará de exibir a oitava edição da competição culinária entre amadores — sendo o décimo terceiro ciclo do programa considerando todas as versões do formato veiculadas pela rede. Antes considerado peça chave no desenho da programação do canal, o reality show não faz parte de nenhum dos planos feitos pelos executivos da empresa para o próximo ano.

De acordo com o jornalista Flávio Ricco, em sua coluna no portal R7, a Band tem se esforçado para manter o assunto em sigilo. Apesar de uma reviravolta no caso ser improvável, a emissora não quer que a última temporada da atração seja prejudicada com a decisão de descontinuar a produção do formato, que já foi um dos campeões de audiência da rede, e que apesar de não ter os índices de outrora, ainda representa um dos maiores faturamentos da empresa.

A reportagem do TV Pop apurou que três fatores foram decisivos para que os executivos da Band sinalizassem para a Endemol que não tem mais interesse nos direitos do MasterChef. O primeiro fator é o desgaste do formato: depois de tantas edições em um intervalo tão reduzido, o interesse do público pelo reality show minguou, e a tendência foi repetida entre o mercado publicitário. Em segundo lugar, aparece o excesso de programas do gênero nas emissoras concorrentes e de maior alcance. Por fim, pesaram os altos custos de produção da competição culinária.

Nos bastidores, também é comentado que os executivos da Band tem receio de que o programa perca parte do brilho com a sua primeira substituição de jurados. A próxima temporada da atração, que estreia em julho, será a primeira sem a presença de Paola Carosella, que será substituída por Helena Rizzo. Internamente, é público que Erick Jacquin também já manifestou interesse de deixar o reality — e tem sido segurado no posto por conta das contrapropostas da emissora, que já lhe deu outros dois programas, o Pesadelo na Cozinha e o Minha Receita.

A desistência da Band não quer dizer que o MasterChef deixará de ser feito no Brasil. A tendência é que o programa passe a ser produzido por outra emissora, da mesma forma que já aconteceu em outros países. Em Portugal, por exemplo, o formato começou na RTP 1, migrou para a TVI por alguns anos e agora voltará a ser feito pela RTP 1.

Leia mais