Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SIDÃO

Globo perde recurso e é condenada por humilhar goleiro em transmissão

Imagem com foto do goleiro Sidão, que foi humilhado durante transmissão da Globo
Sidão durante transmissão da Globo; emissora foi condenada por humilhar goleiro com troféu Craque do Jogo (foto: Reprodução/Globo)

A Justiça de São Paulo rejeitou recurso apresentado pela Globo e condenou a emissora a pagar uma indenização de R$ 30 mil ao jogador Sidão, ex-goleiro do Vasco. Em 12 de maio de 2019, durante uma partida do Campeonato Brasileiro contra o Santos, o atleta cometeu falhas que resultaram na derrota do Vasco por 3 a 0. O desempenho do jogador movimentou as redes sociais, e, como chacota, foi eleito pelo público como Craque do Jogo com 90% dos votos.

+ Protagonista da Globo, Nicolas Prattes revela que pediu papel de novela
+ Após rombo milionário na Band, Zeca Camargo fala pela sobre substituir Faustão

Na ocasião, o canal decidiu entregar a premiação para Sidão deixando-o em uma situação constrangedora. “A emissora poderia, simplesmente, ter optado por não entregar o troféu ao autor, poupando-lhe de tamanha humilhação e constrangimento em rede nacional”, disseram os advogados Marcelo Giraldes e Leonardo Foltran, que representam Sidão na Justiça. “Os danos à imagem foram imensuráveis, sendo que, após o ocorrido, sua carreira entrou em declínio”, alegaram.

De acordo com informações do colunista Rogério Gentile, do UOL, Sidão pedia no processo uma indenização de R$ 1 milhão. Atualmente, ele joga pelo time Concórdia, de Santa Catarina, que disputa a série D do Brasileirão. O episódio na transmissão dos jogos da Globo fez com que o canal mudasse a dinâmica da premiação Craque do Jogo. Atualmente, além da opinião do dos telespectadores, os comentaristas também são consultados antes de entregar o prêmio.

O que diz a Globo no processo

No processo, a Globo se defendeu afirmando que o vencedor do prêmio foi uma escolha decidida apenas pelo público. A emissora alegou que em nenhum momento teve a intenção de ofender Sidão. Nos autos, os advogados da rede também explicaram que após tomar conhecimento da situação, fez alterações no regulamento da premiação para também considerar a opinião técnica dos comentaristas e formalizou um pedido de desculpas ao atleta.

A Globo também argumentou que não pode ser responsabilizada pelo eventual declínio do valor de mercado do goleiro, lembrando que ele já tem “mais de 38 anos”. A companhia da família Marinho foi condenada em primeira instância, recorreu, mas perdeu novamente. Em decisão proferida em 24 de julho, o desembargador Pedro da Silva Leme Filho escreveu que a rede de televisão submeteu Sidão a um profundo constrangimento e humilhação.

“Na ânsia de angariar lucro, aumentando o número de telespectadores e de ganhos com publicidade, os veículos muitas vezes exageram, incorrendo em desrespeito e indelicadezas”, disse o meritíssimo. A Globo ainda pode apresentar um novo recurso. Jogador que vem das bases do Corinthians e do São Paulo, Sidão também já defendeu a meta de Grêmio Prudente, Juventus (SP), Rio Claro, Taboão da Serra, União Mogi, Luverdense, Icasa e Guaratinguetá, de onde foi negociado com o Audax, Goiás, entre outros clubes.

Leia mais