Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Henrique Fogaça retorna ao MasterChef na 5ª temporada com profissionais

Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça aguardam entrada dos participantes do MasterChef Profissionais
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça aguardam entrada dos participantes do MasterChef Profissionais; conheça os competidores da 5ª temporada (foto: Band/Melissa Haidar)

A Band mal encerrou um MasterChef com cozinheiros amadores e já estreia na próxima terça-feira (19), às 22h30, a quinta temporada da variante com profissionais. Logo no começo do primeiro episódio de MasterChef Profissionais, os 14 competidores, vindos dos quatro cantos do país, se deparam com icônicos ingredientes expostos como obras de arte para representar a grandiosidade e riqueza da gastronomia brasileira para uma homenagem e valorização aos insumos nacionais.

A atração marcará o retorno de Henrique Fogaça, que na última temporada com amadores foi substituído por Rodrigo Oliveira. Após a recepção calorosa de Ana Paula Padrão e dos outros jurados, Erick Jacquin e Helena Rizzo, os cozinheiros são separados em dois grupos: sete vão para as bancadas, onde encontram as Caixas Misteriosas, enquanto o segundo time aguarda no mezanino a hora de cozinhar, tendo a chance de buscar alianças e traçar estratégias entre os rivais da disputa.

+ Tiago Leifert revela bastidores de reality show na Globo: “Trabalhei com a coluna torta”
+ Record anuncia lista de participantes de A Fazenda 15; diretor rebate críticas

“Ao levantarem os compartimentos, os participantes se deparam com uma pilha de pés de galinha. Depois do susto inicial, os chefs explicam que eles terão de elaborar um prato valorizando essa parte do frango, que muitas vezes é descartada apesar de ser rica em vitaminas e sabor. O autor do pior trabalho já é eliminado logo de cara e os outros dois que apresentarem um desempenho ruim seguem para o vestiário para aguardar o desafio eliminatório. Os demais garantem mais uma semana na atração”, adianta a Band em comunicado para a imprensa.

Já no segundo embate, a outra metade dos participantes de MasterChef Profissionais descobre que precisa preparar uma iguaria somente com enlatados. Para começar, eles recebem diversos produtos sem rótulos ou qualquer pista do que pode ser. A ideia é que os aspirantes ao troféu demonstrem versatilidade e conhecimento. Quem não conseguir agradar ao paladar do júri também deixa a competição instantaneamente. Já os outros dois piores vão para o vestiário.

No final do primeiro episódio, os quatro cozinheiros que levaram a pior na prova vão enfrentar uma prova de serviço para lutar pela permanência no jogo. Eles deverão replicar dois menus exclusivos que Fogaça preparou especialmente para a ocasião e servir para um grupo seleto e exigente de influenciadores digitais. São cardápios que representam a trajetória do chef, cheios de técnicas e processos que remetem ao mar e à terra. Como se não bastasse isso, o quarteto ainda será comandado pelo próprio jurado. O caos toma conta da cozinha e quem tiver a pior performance dá adeus à disputa.

Conheça os participantes da 5ª temporada de MasterChef Profissionais

Montagem com as fotos dos participantes do MasterChef Profissionais
Os 14 participantes do MasterChef Profissionais (foto: Renato Pizzutto/Band)

Bárbara, 31 anos, Brasília/DF
É uma talentosa e agitada chef que divide seu tempo entre a cozinha e a dedicação aos seus dois filhos. Em passagens por restaurantes renomados, como Terraço Itália, DOM e Pujol, consolidou suas técnicas aplicadas à cozinha brasileira moderna. Hoje, é dona do próprio restaurante, o Afeto, em Brasília, onde sua paixão pela culinária se traduz em pratos cheios de sabor. Professora de gastronomia, adora compartilhar seus conhecimentos com o mesmo amor com que cozinha. Para ela, preparar refeições não é apenas sobre conceito, mas sim emocionar por meio da comida. Com toda a sua habilidade e muita garra, Bárbara está pronta para brilhar no MasterChef Profissionais e conquistar o paladar dos jurados.

Bruna, 42 anos, São Paulo/SP
Apesar de ser uma grande cozinheira, ainda tem uma carreira recente. Por 16 anos trabalhou com marketing e teve uma trajetória bem-sucedida, chegando a ganhar um dos maiores prêmios da área, o Cannes. Com o tempo, o amor pela gastronomia falou mais alto e ela passou a se embrenhar na área, fazendo estágios em diversos restaurantes. Nos últimos anos, começou a cozinhar profissionalmente e hoje trabalha em um hotel em San Diego (EUA), além de atuar como personal chef. Sua personalidade inquieta e competitiva faz com que ela encare a culinária como o boxe, um dos esportes que mais gosta. Com talento e criatividade, Bruna se diz preparada para seguir longe na competição e levar o troféu para casa.

Bruno, 29 anos, Ananindeua/PA
Chega ao MasterChef Profissionais para mostrar suas raízes e sua garra. Paraense orgulhoso, tem esse amor tatuado na pele e brinca que o açaí corre em suas veias. A riqueza gastronômica de ingredientes e temperos de sua região fez com que ele largasse a faculdade de arquitetura para seguir o sonho de cozinhar e mostrar as belezas de sua terra através dos pratos. Já fez diversos eventos gastronômicos com o chef Thiago Castanho e, depois de ganhar mais bagagem, deixou Belém para se aventurar em São Paulo. Atualmente, trabalhando como subchef de um grande restaurante na capital paulista, se sente mais que preparado para se jogar no MasterChef Profissionais e sair como campeão.

Cintia, 41 anos, São Paulo/SP
Não é a primeira vez que participa do MasterChef. Ela tentou o avental na primeira temporada da versão amadora em 2014 e acabou não dando certo. Passados dez anos, está de volta, mais madura e preparada, agora com seu dólmã de profissional para mostrar o quanto evoluiu. Após enfrentar momentos turbulentos, largou a carreira como fotógrafa e jornalista e se encontrou na gastronomia. Passou por restaurantes de renomados chefs, como Paola Carosella e Alex Atala, e atualmente é consultora gastronômica e comanda um serviço de catering. Cintia volta para a cozinha mais famosa do Brasil para provar que, dessa vez, a sua trajetória no programa será bem diferente.

Eduardo, 44 anos, Florianópolis/SC
Entra no MasterChef com excesso de bagagem e passaporte em dia. Dono do restaurante Le Pario, em sua cidade natal Florianópolis, herdou o jeito disciplinado de comandar cozinhas do seu início na carreira militar. De lá para cá, passou 13 anos na França, trabalhando em restaurantes premiados como Le Violon d’Ingres, La Fontaine e com o chef estrelado Christian Constant. Com sua vasta experiência e muita vontade de vencer, quer a visibilidade do MasterChef para elevar a sua carreira no Brasil levantando o troféu na grande final.

Franklin, 33 anos, Guarujá/SP
Já é uma figura conhecida entre os fãs do MasterChef Profissionais por sua participação em 2018, quando bateu na trave para ingressar na competição e perdeu a chance nas seletivas dos embates. Desde então, o chef confeiteiro cresceu muito, ganhou experiência e recebeu alguns prêmios da área. Viajou para a Europa e passou por restaurantes premiados em Portugal e na Irlanda, como o Greenes. De volta ao Brasil, atuou em estabelecimentos estrelados e hoje trabalha como confeiteiro no Ema, da chef Renata Vanzetto. Franklin promete servir muito mais do que sobremesas. Criativo e obstinado, ele tem uma missão: ganhar o troféu e provar a todos a sua redenção da primeira tentativa.

Keila, 50 anos, Belo Horizonte/MG
Cheia de experiência e muitos sonhos, a chef tem muitas histórias interessantes para contar sempre com um sorriso no rosto. Já foi diarista e bancária, mas se encontrou mesmo entre as panelas e o cheiro bom de comida de mãe. Atualmente, é dona de buffet, faz grandes eventos e vai trazer leveza e muita técnica para a cozinha do MasterChef Profissionais.

Moisés, 32 anos, Natal/RN
Tem fortes ligações com sua mãe, passou a infância à beira mar e saiu de casa cedo para apostar suas fichas na única coisa que lhe cabia perfeitamente: a cozinha. O tiro no escuro resultou em sucesso e hoje o chef exala segurança nos restaurantes por onde passa. Com seu jeito marrento, ele começou de baixo, suando muito até chegar ao cargo de chef em um restaurante em Jericoacoara, no Ceará. Moisés quer vencer o MasterChef Profissionais e dar à sua mãe uma vida melhor.

Raquel, 44 anos, Fortaleza/CE
Intensa e agitada, está pronta para se jogar de cabeça nos desafios desta nova temporada do MasterChef Profissionais. Nasceu em Fortaleza, mas foi criada no Rio de Janeiro, onde trabalhava como designer em publicidade quando começou a vender marmitas para os colegas. Foi assim que a sua paixão pela gastronomia cresceu. Hoje mora em Brasília com a esposa e as filhas e trabalha como personal chef e consultora de restaurantes. Tem orgulho de ter começado na cozinha de forma autodidata e conquistado a seu dólmã com muito suor e determinação. É uma competidora movida pela adrenalina e difícil de se dar por vencida.

Rebeca, 30 anos, Rio de Janeiro/RJ
Simpática e meiga, sempre quis seguir carreira na gastronomia. Aprendeu muito em restaurantes renomados como o Copacabana Palace e o Evvai. Enfrentando desafios por ser negra e mulher, precisou provar constantemente sua excelência na profissão. Amante da cozinha peruana, define seu estilo como uma fusão entre Brasil e Peru. Seu sonho é abrir um restaurante que transmita essa paixão. Uma estrela em ascensão, Rebeca promete chegar com força total no MasterChef Profissionais.

Rozana, 36 anos, Uberlândia/MG
Com mais de 10 anos como chef executiva e passagem por restaurantes renomados, Rozana agora quer brilhar na competição mais famosa do país. Ela traz consigo uma bagagem única, tendo estagiado com grandes chefs, como Elisa Fernandes e Renata Vanzetto. Os lugares onde trabalhou ajudaram a moldar seu estilo criativo e autêntico juntamente com sua raiz mineira e a paixão por forno à lenha. Hoje, é chef em um grande banco de investimentos e demonstra diariamente sua habilidade em liderar e criar experiências gastronômicas. Rozana brinca que é casada com o seu grande e verdadeiro amor, a cozinha, e promete conquistar o paladar dos jurados e dar muito trabalho para os outros competidores.

Tarek, 28 anos, Tartus/Síria
É um sírio que vive no Brasil há sete anos. Fugiu de seu país para não servir ao exército na guerra e encontrou na cozinha daqui sua forma de sobrevivência. De família de cozinheiros, gosta de misturar técnicas francesas com a base da culinária de seu país e aplicar tudo o que sabe desvendando os segredos dos ingredientes brasileiros. O audacioso profissional garante que sua comida de fusão é o caminho para levantar o troféu desta edição.

Vinícius, 38 anos, Rio de Janeiro/RJ
Com 12 anos de carreira, trabalhou com chefs renomados como Pedro de Artagão, Cris Leite e foi subchef de Monique Gabiatti, ex-participante do MasterChef Profissionais. Defensor de uma culinária democrática, acredita que todos devem ter acesso à comida de qualidade. Por isso, decidiu interromper a carreira em cozinhas da zona sul do Rio de Janeiro para tocar o seu próprio restaurante em Campo Grande, subúrbio da zona oeste carioca. Com seu jeito marrento, debochado e amoroso, busca mostrar que é possível fazer alta gastronomia popular e conquistar o troféu.

Yuri, 28 anos, Belo Horizonte/MG
Mineiro de Belo Horizonte, cresceu no restaurante de comida típica do pai. Em meio ao fogão à lenha, técnicas rudimentares e ao salão cheio, juntou essa bagagem afetiva com a vontade de ser livre. Em Minas, trabalhou com chefs premiados, como Ivo Faria e Léo Paixão. Com o tempo, foi criando seu estilo próprio e resolveu realizar um sonho: mudou-se para Caraíva, na Bahia, onde abriu o seu próprio restaurante de cozinha contemporânea, utilizando como base os produtos sazonais. Com seu jeito sereno e obstinado, garante que sua criatividade vai torná-lo o próximo MasterChef Profissional.

Leia mais