Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

SBT desiste de Rebelde e escala programas nacionais para frear Gottino e Luiz Bacci

Foto de personagem da novela Rebelde
Rebelde sairá da programação do SBT no próximo mês (foto: Divulgação)

A trajetória de Rebelde nas tardes do SBT chegará ao fim nas próximas semanas: o folhetim, colocado no ar com expectativa de surfar na comoção causada pelo reencontro de parte do elenco em uma turnê mundial, deixará a programação vespertina da emissora com o término de sua primeira temporada. A novela, que chegou a ter mais de dez capítulos condensados em apenas um, terá seu desfecho transmitido em 13 de outubro. A partir do dia 16, o espaço da trama mexicana será ocupado pelo Fofocalizando, que entrará no ar mais cedo e ficará em cartaz entre 14h15 e 16h15.

Não há nenhuma possibilidade de que o folhetim continue em cartaz na faixa da tarde: o TV Pop apurou que a emissora de Silvio Santos está negociando com a Televisa para liberar os capítulos das outras duas temporadas do folhetim de maneira gradativa nas suas plataformas digitais. A gigante mexicana, no entanto, quer que a trama continue no ar na televisão, mesmo se for colocada  em um horário de menos visibilidade. Para isso, a empresa tem argumentado que serviços de streaming tem tido interesse em adquirir a novela, e que o SBT só seria vantajoso por conta da TV.

O canal, no entanto, não vê nenhum horário possível para a manutenção de Rebelde em sua programação linear. Uma ala da emissora chegou a discutir a hipótese de deslocar os capítulos para a faixa da madrugada, mas esbarrou na falta de espaço — apesar de não ter boa audiência, o Operação Mesquita é lucrativo para a empresa, já que tem anunciantes e é produzido em sociedade com Otávio Mesquita, minimizando os custos da rede. Depois dele, a companhia cede espaço para suas afiliadas fazerem o que quiserem, e a maioria das parceiras arrenda a faixa para concessionários.

A decisão de antecipar o horário do Fofocalizando partiu de Daniela Beyruti, atual vice-presidente do SBT. A executiva defende que a melhor forma de competir com Reinaldo Gottino e Luiz Bacci é com programas nacionais, e a revista eletrônica já é responsável pelo segundo maior faturamento diário do canal. Para ela, o programa poderá ser ainda mais competitivo — ao menos no sentido comercial — se enfrentar o Balanço Geral, já que poderá ofertar visibilidade nacional para anunciantes que tem suas marcas exibidas apenas para a Grande São Paulo.

Em paralelo ao fim de Rebelde e ao novo horário do Fofocalizando, a emissora também fará a estreia da mexicana A Gata em 16 de outubro, na faixa das 16h. A reportagem do TV Pop apurou que o novo horário de novelas latinas é parte de uma movimentação para avaliar o desempenho das tramas mais cedo, concorrendo com filmes da Sessão da Tarde e a primeira faixa do Cidade Alerta, historicamente mais fraca no quesito audiência. Se a faixa tiver bons resultados, será efetivada na programação e fará dobradinha com a trama das 17h, com o slot das 18h deixando de existir.

A partir do próximo ano, a faixa das seis da tarde deverá ser ocupada por um novo programa jornalístico. As primeiras reuniões sobre o novo projeto aconteceram na semana passada, e já existe a definição de que o formato será uma revista eletrônica. Márcia Dantas, atualmente no comando do SBT Brasil, é o nome mais cotado para assumir a atração — uma pesquisa de mercado feita pela emissora aponta que há uma grande identificação do público feminino com a jornalista e de que ela está subutilizada no formato engessado do principal telejornal da rede.

Leia mais