Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PÁTRIA MINHA

Globo bate o martelo e dá chance para novela marcada por escândalo de Vera Fischer

Foto de Vera Fischer em novela da Globo
Vera Fischer foi afastada de novela da Globo por indisciplina (foto: Reprodução/Globo)

A Globo escalou para o Globoplay a novela Pátria Minha (1994), trama de Gilberto Braga (1945-2021). A trama contou com Tarcísio Meira (1935-2021), Vera Fischer, José Mayer, Eva Wilma (1933-2021), Petrônio Gontijo, Marieta Severo, Fábio Assunção e Cláudia Abreu nos papéis centrais da trama.

A história da novela que substituiu Fera Ferida (1994) tem como ponto de partida o confronto entre a estudante idealista Alice (Cláudia Abreu) e o dono de um conglomerado de empresas, o mau-caráter Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), o que gera uma discussão acerca de valores éticos e morais.

O conflito entre os dois se estabelece após a jovem se recusar a testemunhar a favor de Raul em um atropelamento cometido por ele, porém, no decorrer da novela, eles se descobrem parentes, avô e neta, ela fruto de um antigo relacionamento de Gustavo (Kadu Moliterno), filho de Raul e Tereza (Eva Wilma).

+ Protagonista de Elas por Elas revela que se inspirou em tia para personagem na Globo
+ Dois anos após ser demitida pela Globo, Cissa Guimarães desabafa: “Não esperava”

A novela de Gilberto Braga contou com o lado “mau da força” que era interpretado pela alpinista social Lídia Laport (Vera Fischer), mãe de Rodrigo (Fabio Assunção), namorado de Alice, que se aproxima e se casa com Raul para enriquecer, e a interesseira Loreta (Marieta Severo), sobrinha de Raul, que só enxerga dinheiro e poder.

Globo afastou Vera Fischer de Pátria Minha

A trama foi marcada pelo afastamento de Vera Fischer e Felipe Camargo da novela. Os dois se conheceram na novela Mandala (1987) e começaram um relacionamento logo depois. Eles ficaram casados até 1995. Os desentendimentos entre os dois geraram uma série de problemas, entre eles a falta de disciplina, atrasos e faltas às gravações por parte da atriz. Ela correu o risco de ser afastada da novela, mas voltou a gravar algumas cenas.

Os dois artistas se recusaram a se encontrar nos estúdios da Globo e Gilberto Braga inventou um incêndio para carbonizar os personagens. A justificativa para o afastamento definitivo dos atores foi que a indisciplina deles estava prejudicando os ritmos das gravações. Os constrangimentos ao redor da novela foram tantos que a atriz chegou a xingar Tarcísio Meira em conversa com a Folha. “Tarcísio é um velho caquético. Quero que ele e todo mundo da Globo se fo**. Ninguém me expulsou. Eu que pedi a conta. Não quero mais saber da Globo. Vou trabalhar no SBT ou no exterior”, disse ela.

Leia mais