Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CANAL FLOPADO

Globo encomenda pesquisa para fazer mudanças e melhorar audiência do GNT

João Vicente de Castro na apresentação do Papo de Segunda do GNT
João Vicente de Castro na apresentação do Papo de Segunda do GNT; Globo quer entender o motivo do fracasso do canal da TV por assinatura (foto: Reprodução/Globo)

A Globo pretende fazer mudanças nos programas da grade de programação do GNT, seu canal de entrevistas, debates e comportamento na TV por assinatura. De acordo com informações divulgadas, a emissora encomendou pesquisas porque está incomodada com o baixo engajamento e queda de audiência das atrações. No fim de setembro, a empresa disponibilizou uma pesquisa para encontrar nomes para o elenco fixo do Papo de Segunda.

O GNT quer fazer uma reformulação completa no formato e contratar apresentadores mais relevantes e queridos pelos telespectadores. Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, a pesquisa também pergunta qual a opinião do público sobre programas de culinária, como o The Taste Brasil, e o Saia Justa, atração com mais tempo na grade de programação do canal. Atualmente, o programa de debate é comandado por Astrid Fontenelle, Gabriela Prioli, Bela Gil e Larissa Luz.

A preocupação do GNT é em razão dos baixos índices de audiência do GNT. Em setembro, o canal ficou em 30º lugar no ranking da TV por assinatura no PNT (Painel Nacional de Televisão) com apenas 0,04 de média. O Discovery Home & Health, seu concorrente direto, ficou na 19ª posição. A Globo esperava que o GNT tivesse um melhor desempenho de público por estar presente nos pacotes básicos das operadoras.

+ Correspondente da GloboNews é surpreendido por míssil ao vivo: “Estou bem”
+ Carmo Dalla Vecchia diz que obrigou autor de Todas as Flores a “sair do armário”

Além disso, há críticas internas de que a Globo faz mais investimento no GNT do que em canais como a GloboNews, que tem maior plateia. Em agosto, o TV Pop revelou com exclusividade que há uma insatisfação total no canal de notícias após funcionários descobrirem que os salários da emissora estão defasados. Andréia Sadi, âncora do Estúdio i, por exemplo, ganha cerca de R$ 90 mil mensais. No GNT, tem artista e advogado ganhando a mesma quantia ou até o dobro para trabalhar uma vez por semana no lugar de um comunicador por formação.

Na ocasião, a Central Globo de Comunicação negou problemas com insatisfação de salário na GloboNews: “Não é verdade que exista uma rebelião – termo usado na matéria – ou crise nos bastidores da GloboNews por conta dos motivos trazidos no texto, apesar de claramente ser esse o clima que esse tipo de especulação pretende criar. Nossos profissionais sabem que valores de salários de funcionários ou detalhes de contratos são informações internas e tratadas com muito rigor pela Globo. De todo modo, podemos registrar que as comparações destacadas na matéria são mal-informadas”.

GNT confirma pesquisas para encontrar novo apresentador

Procurado pela publicação, o GNT confirmou as pesquisas:

A realização [de pesquisas] é uma prática comum em qualquer canal de TV. Neste momento, o GNT estuda ter um quarto integrante no Papo de Segunda e foi realizada uma pesquisa para entender qual seria o perfil deste novo apresentador, que vai compor o time do programa ao lado de Chico Bosco, Kondzilla e do âncora João Vicente.

Já as atrações ao vivo sempre fizeram parte da programação do GNT, desde a exibição de desfiles, temporadas de moda, programas como Happy Hour, Troféu Porchat, Que História É Essa, Porchat? (com edições especiais ao vivo), além do Saia Justa, Papo de Segunda e o Panelaço ao Vivo, que estão em nossa grade.

Leia mais