Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MONTAGEM

Silvio Santos é usado em vídeo falso que promete cura de doença degenerativa

Silvio Santos em foto divulgada em 2021
Silvio Santos chegar para tomar segunda dose da vacina contra o vírus da infecção respiratória em 2021; apresentador teve imagem usada em vídeo (foto: Leo Franco/AgNews)

Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos, usou as redes sociais para denunciar um golpe que usa uma montagem do apresentador para vender remédio para artrose – processo de degeneração da cartilagem das articulações, principalmente de mãos, joelhos e quadris, aparecendo geralmente em pessoas acima de 50 anos. O vídeo original se trata de uma entrevista para a revista Veja em São Paulo, em 2014.

“Vídeo feito por inteligência artificial tem circulado por aí. É golpe! Não caiam nessa”, disse Daniela em uma rede social de fotos e vídeos. Na legenda do vídeo de Silvio Santos usado pelos golpistas ainda traz a legenda: “Silvio e Iris falam como acabaram com a artrose sem cirurgia, ‘20 gotas pela manhã dessa erva e nada de dores’”. Não há comprovação cientifica sobre o uso das ervas para cura de artrose. Os incômodos podem ser minimizados com uso de medicação e fisioterapia. O tratamento definitivo é cirúrgico.

+ Gabriela Pugliesi desabafa e explica fim da amizade com Mari Gonzalez
+ Britney Spears fala sobre período difícil em sua vida e revela por que raspou o cabelo

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não existe medicamento registrado com o nome Vita Ora Pro Nóbis, marca que usa a imagem de Silvio Santos. “A planta ora-pro-nóbis é utilizada no Brasil como alimento, como uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), ou seja, pode ser utilizada para consumo humano, mas não possui larga tradição de uso em todas as regiões do país”, diz o texto da agência.

“Não há vedação quanto a sua comercialização como alimento nas formas convencionais, como a espécie vegetal in natura (fresca) ou desidratada, entretanto, essa espécie vegetal não é autorizada para uso em suplementos alimentares, ou seja, não pode ser vendida em formatos farmacêuticos, como cápsulas, comprimidos, etc”, continua a explicação do órgão regulador em comunicado enviado ao site de notícias G1.

“Por se tratar de um alimento, não são permitidas alegações terapêuticas relacionadas ao seu uso. Somente produtos aprovados pela Anvisa na categoria medicamentos podem fazer alegação terapêutica. Para a aprovação como medicamento, dentre outros requisitos, é necessária a condução de estudos clínicos, pelo interessado, que demonstrem a segurança e a eficácia do produto”, concluiu.

Silvio Santos está longe dos estúdios há 1 ano

Em setembro, Silvio Santos completou um ano afastado das gravações de programas no SBT. Apesar do período longe dos estúdios da emissora, o comunicador não se aposentou. De acordo com a assessoria do canal, ele voltará aos palcos quando achar pertinente. O dono do Baú até ensaiou um retorno em abril, para gravar o Jogo dos Pontinhos, do Programa Silvio Santos, mas por causa das baixas temperaturas que atingiram a cidade de São Paulo ele preferiu continuar em casa. Já nos primeiros três meses do ano ele aproveitou as tradicionais férias nos Estados Unidos.

Leia mais