Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BEBEL

Camila Pitanga detalha bordões de personagem fenômeno em Paraíso Tropical

Foto de Camila Pitanga como Bebel em Paraíso Tropical
Camila Pitanga explicou os bordões de Bebel em Paraíso Tropical (foto: Reprodução/Globo)

Fenômeno em Paraíso Tropical (2007), que estreia em 27 de novembro, Camila Pitanga conquistou um dos personagens mais relembrados na televisão com Bebel. A personagem é uma mulher sem caráter, que vive no bordel de Amélia (Susana Vieira), onde mantém um ar de superioridade em relação às companheiras de trabalho. Ambiciosa e individualista, torna-se amante do cafetão Jáder (Chico Diaz) e passa a trabalhar para ele no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Na trama, a jovem conhece Olavo (Wagner Moura) e vive com ele uma tórrida relação, tornando-se sua cliente “fixa”. A artista afirmou explicou de onde nasceram os bordões do papel na novela escrita por Gilberto Braga (1945-2021) e Ricardo Linhares. “O Jader (Chico Diaz) falava de um jeito muito irreverente e eu tomei emprestado mesmo. Ele trouxe o ‘catiguria’ e o Dennis Carvalho, diretor fantástico e amigo querido, sublinhou”, detalhou.

Mulher Melão surpreende fãs e diz que vai se aposentar das plataformas proibidonas
Ana Hickmann deixa hematoma visível durante programa após agressão

Outro bordão famoso da atriz em Paraíso Tropical era o Cueca Maneira. “Cueca Maneira é muito Dennis Carvalho! Às vezes, a expressão cueca maneira estava no texto, mas virar um bordão, como quase um adjetivo, uma expressão só dela, foi coisa do Dennis Carvalho. Eu tenho muita gratidão a esses amigos queridos”, disse Camila Pitanga ao O Globo.

A novela conta a história de uma cidade fictícia no interior da Bahia, onde reside Paula, uma moça honesta e batalhadora e filha de Amélia, uma cafetina, dona do bordel mais famoso da região. A jovem vê sua vida mudar quando conhece Daniel, diretor-executivo do Grupo Cavalcanti, fundado pelo poderoso empresário Antenor Cavalcanti. Daniel é um rapaz humilde, filho biológico do caseiro Nereu, porém fora criado por Antenor e sua esposa Ana Luísa como um filho, que, por perderem um filho no passado, se apegaram ao rapaz.

Antenor almeja que Daniel seja o seu sucessor no comando da empresa, porém o jovem sofre com as armações do mau-caráter e ganancioso Olavo, sobrinho de Antenor, que é capaz de tudo para conseguir o poder na empresa. Olavo é filho de Marion, uma mulher fútil e decadente que só pensa em alcançar o sucesso em sua carreira novamente. Ela rejeita o filho mais novo Ivan por ser bastardo e fruto de uma relação com um motorista.

Leia mais