Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Morre aos 101 anos o ator Orlando Drummond, o Seu Peru da Escolinha

Orlando Drummond nos bastidores da Escolinha, na temporada de 2019 da atração (foto: Estevam Avellar/TV Globo)
Orlando Drummond nos bastidores da Escolinha, na temporada de 2019 da atração (foto: Estevam Avellar/TV Globo)

O ator e dublador Orlando Drummond, conhecido nacionalmente por ter dado vida ao personagem Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo, morreu no final da tarde desta terça-feira (27). Aos 101 anos, ele chegou a ser internado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, em maio, para o tratamento de uma infecção urinária. Ele deixa a mulher — com quem estava casado desde 1951, dois filhos, cinco netos e três bisnetos. A informação da morte do ator foi divulgada em primeira mão pelo jornal O Globo, na coluna do jornalista Ancelmo Góis.

Considerado uma das vozes mais icônicas do entretenimento do país, Drummond marcou várias gerações por seus papéis na Escolinha do Professor Raimundo, da qual participou pela última vez em 2019. Ele também emprestou sua voz para dublagens que marcaram época e foi o responsável pelas versões brasileiras de Alf, Scooby-Doo e Popeye. Nascido em 18 de outubro de 1919, o ator começou a sua carreira em 1942, atuando como contrarregra.

Apesar de ser uma voz comum entre tantos personagens de dublagens, ele ficou conhecido por criar modulações únicas e personalidade para cada um daqueles que tiveram a sua voz. O ator também se destacou fazendo a voz de diversos violões, como nos casos do Vingador, de A Caverna do Dragão e do Gargamel, de Os Smurfs.

Em sua última participação no humorístico da TV Globo, Orlando Drummond contracenou com Marcos Caruso, que o substituiu no elenco da atração. “Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho. Obrigado, obrigado, obrigado! Estava igualzinho a mim, magnífico. Nota dez! Eu gostei do programa todo, porém mais dele, por ficar parecido comigo mesmo, me imitou. Uma maravilha! Já tenho um substituto”, disse ele.

Mesmo afastado formalmente dos trabalhos, ele sempre foi uma figurinha frequente no carnaval carioca. Em 2019, o ator foi homenageado pelo bloco Diversão Brasileira, que festejou o centenário do intérprete de Seu Peru. Na época, ele participou da festa caracterizado como o personagem, e fez questão de agradecer aos fãs. “Tô chegando, pessoal! Qualquer dúvida, use-me e abuse-me”, festejou ele, com seu bom humor característico.

Leia mais