Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PLÁGIO OU NÃO?

SBT entra na Justiça contra a Sony para gravar novas temporadas do Show do Milhão

Foto de Celso Portiolli no Show do Milhão
Celso Portiolli comandou temporada mais recente do Show do Milhão (Foto: Reprodução/SBT)

Em meio a briga de anos, o SBT foi ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça) contra a Sony para liberar a produção de novas temporadas do Show do Milhão. O programa é bem semelhante ao Quem Quer Ser um Milionário?, da empresa estadunidense, por isso a emissora de Silvio Santos lida com acusações de plágio. De acordo com portal F5, da Folha de S.Paulo, o canal alega na Justiça que o Show do Milhão tem diferenças suficientes para descartar a ideia de plágio, por isso exige a permissão para produzir mais episódios da atração.

A Sony afirma que o SBT faz um “aproveitamento parasitário” do formato a fim de aproveitar a fórmula de sucesso na TV. “Todo o conceito do programa é minuciosamente usurpado pelo SBT, desde a estrutura e a trama por trás da competição, até a aparência do programa”, diz um trecho da notificação. Um outro argumento que a empresa usou foi o fato da emissora de Silvio Santos ter registrado a marca Who Wants to Be a Millionaire?, nome original do programa, no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Mais tarde, a Sony conseguiu recuperar o selo na Justiça Federal.

+ Catia Fonseca sofre baixa e Melhor da Tarde perde nome importante
+ CNN Brasil volta a atacar o SBT e anuncia contratação de Débora Bergamasco

Essa briga existe desde 1999, quando Silvio Santos apresentou pela primeira vez o Show do Milhão. Depois de algumas temporadas, o Homem do Baú foi proibido de comandar a atração. Na época, a Sony conseguiu provar que houve plágio na produção do programa. Outro fator que prejudica a liberação do SBT é o fato da Globo ter comprado os direitos de adaptação do Quem Quer Ser um Milionário? diretamente com a Sony, em 2017.

O quadro é exibido no Domingão com Huck e já revelou alguns talentos. A temporada do Show do Milhão que foi ao ar mais recentemente no SBT aconteceu em 2021, apresentada por Celso Portiolli e patrocinada pelo banco PicPay.

Leia mais