Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FILA DO DESEMPREGO

Depois de 37 anos, Fátima Bernardes é demitida pela Globo

Foto da apresentadora Fátima Bernardes
Fátima Bernardes foi dispensada pela Globo depois de 37 anos de trabalho (foto: Bella Pinheiro/TV Globo)

Sem novos projetos desde 2023, Fátima Bernardes não tem mais contrato com a Globo. A jornalista perdeu o vínculo de exclusividade com a emissora no fim do ano passado e não faz mais parte do time de funcionários da líder de audiência. Em nota oficial, a emissora confirmou o fim da parceria de exclusividade com a profissional. A movimentação segue uma tendência da empresa, que não pagará mais altos salários para quem não tiver bons níveis de produtividade — e tampouco tenha projetos em curto prazo, como era o caso da ex-mulher de William Bonner.

Em agosto do ano passado, TV Pop antecipou com exclusividade que a emissora caminhava para rescindir o contrato de Fátima Bernardes. O vínculo mais recente da apresentadora era vigente até 2025, mas contava com uma cláusula de rescisão antecipada se a companhia não tivesse novos projetos para ela. Depois de seu fracasso no GNT, problemático braço da empresa na TV a cabo, a mulher do deputado Túlio Gadêlha sequer foi cotada para assumir outro programa no conglomerado. Há a avaliação de que a sua imagem se desgastou justamente pelo seu relacionamento.

Aos 61 anos, Fátima Bernardes poderá trabalhar em outros projetos, seja no streaming ou em outras emissoras. Agora, ela deve assinar contratos por obra, como já ocorre com outros nomes que firmaram carreira na emissora. Na última sexta-feira (23), em um sinal de que sua dispensa estava próxima, ela foi anunciada como nova contratada da agência Play9 para trabalhar na cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela fará parte do projeto Paris é Brasa, que será um programa realizado por jornalistas voltado ao YouTube e às redes sociais, patrocinado por grandes empresas.

O trabalho mais recente de Fátima Bernardes na Globo foi o The Voice Brasil, em que ela apresentou duas temporadas. O reality show musical chegou ao fim definitivamente depois de 12 anos na emissora, devido à baixa audiência e falta de interesse do público no formato, que se esgotou depois de tantas temporadas. Ela também comandou o Assim Como a Gente, no GNT, mas que foi um fracasso em audiência e não terá uma nova temporada no canal fechado.

Fátima Bernardes estreou na TV como bailarina de clipes musicais do Fantástico em 1983, mas logo passou a investir no Jornalismo. No mesmo ano estreou como redatora no jornal O Globo e, três anos depois, se tornou estagiária no Fantástico. A famosa foi repórter até 1989 e apresentou quase todos os telejornais da emissora.

Como âncora, estreou ao lado de Eliakim Araújo no Jornal da Globo, e em seguida passou a dividir a bancada com William Bonner. Ela comandou o Fantástico entre 1992 e 1996, e em 1998, passou a ser apresentadora titular do Jornal Nacional. Em 2011, a veterana deixou o telejornal e no seguinte estreou o Encontro, onde ficou até 2022.

Leia mais