Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NAS REDES SOCIAIS

Família de Faustão esclarece prioridade em fila de transplante

Foto de Fausto Silva
Família de Faustão usou as redes sociais para esclarecer fila de prioridade em cirurgia (foto: Reprodução/Internet)

Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de rim, na última segunda-feira (26), em São Paulo, e a família do comunicador usou as redes sociais para explicar os motivos pelos quais o veterano teve prioridade no transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde. O esclarecimento foi feito na página Faustão do Meu Coração, criada por Luciana Cardoso, mulher de Faustão.

A publicação cita uma portaria do governo do estado de São Paulo sobre os transplantes. “No caso dele, em especial, a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido”, afirmou a página ao relembrar que Fausto Silva passou por um transplante de coração em agosto de 2023. Nos meses seguintes, ele passou por vários exames para verificar a aceitação do corpo em relação ao novo órgão. O apresentador ocupava o segundo lugar, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, quando foi para a cirurgia.

Globo engaveta novela de Aguinaldo Silva e mantém autor fora do ar
Repórter é empurrada ao vivo e apresentadora pede que cinegrafista não pare de gravar

Faustão entrou na fila de transplante de rim no dia 6 de fevereiro, ocupando a 13ª posição da lista. Ele foi submetido ao procedimento 20 dias depois. Em nota, o órgão deu detalhes sobre a fila e a posição em que o paciente estava antes de ser operado. “A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente Fausto Silva foi inserido na fila para transplante em 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira (26/2), cumprindo os critérios de priorização. Fausto Silva encontrava-se como 13º na lista para procedimento”, afirmou.

Os familiares de Faustão já tinham falado sobre o problema grave que o apresentador apresentava nos rins. Desde agosto de 2023, o famoso passava por hemodiálise, que serve para retirar o excesso de líquido do corpo devido ao comprometimento dos rins.

Leia mais