Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TROCA-TROCA

Por contrato com a Globo, clubes paulistas trocam a Libra pela Liga Forte União

Foto de time do Ponte Preta
Times como o Ponte Preta trocaram a Libra devido a contrato desvantajoso com a Globo (Foto: Karen Fontes/Especial PontePress)

Alguns clubes paulistas optaram por trocar a Libra pela Liga Forte União e acertaram novos contratos na noite da última quinta-feira (11). Esses times estão na Série B do Campeonato Brasileiro e acreditam que não estavam sendo valorizados no acordo com a Globo, que vai de 2025 a 2029. De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, Mirassol, Ponte Preta, Ituano e Novorizontino são os times que decidiram integrar a LFU para a venda dos direitos de transmissão nos próximos anos.

Outra novidade é o fato do Botafogo-SP, que não estava em nenhuma liga, também ter acertado com a Liga Forte União. Com mais times integrando a LFU na Série B do Campeonato Brasileiro, são maiores as chances de ter mais clubes na Série A em 2025, quando passará a valer o novo acordo do Brasileirão na TV. Se dependesse da exclusividade com a Globo, esses times de menor torcida teriam menos espaço na televisão e, consequentemente, teriam menos faturamento.

A Libra e a Globo fecharam um acordo que permite um rompimento de contrato sem pagamento de multa a partir de 2027, caso a inflação passe de 15%. O medo nos bastidores tem como exemplo o governo de Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022, quando o IPCA (Índice Nacioanl de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 10,06%. O acordo atual da líder de audiência com a liga faz com que a emissora reajuste o acordo anualmente sempre acima da inflação.

+ Elas por Elas contraria fracasso histórico de ibope e vira maior sucesso comercial das 18h
+ Autora de Justiça 2, Manuela Dias entrega quebra-cabeças em trama: “Difícil de escrever”

Vale ressaltar que a Libra possui times como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético Mineiro, Red Bull Bragantino, Bahia e Vitória. Guarani e Sampaio Corrêa fazem parte de divisões inferiores. Esses clubes têm direito de exclusividade com a Globo.

A Liga Forte União possui Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO Botafogo, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em divisões inferiores, junto aos times paulistas que acabaram de chegar.

O Corinthians é o único clube que ainda não fechou com nenhuma liga para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. O time paulista, vale ressaltar, garante algumas das melhores audiências da Globo.

Leia mais