Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo demite diretor que deixou repórter dançar em cobertura da morte de crianças

Foto da repórter Isabella Melo, da Globo Brasília
Isabella Melo dançou durante cobertura da morte de crianças no DF1 (foto: Reprodução/TV Globo)

Esdras Paiva, um dos principais e mais antigos executivos da Globo em Brasília, foi demitido nesta quinta-feira (23). O jornalista, que atuava nos últimos anos como coordenador de produção dos três telejornais locais da capital, foi apontado internamente como principal responsável por uma cena de péssimo gosto na edição de quarta (22) do DF1. Durante o encerramento do telejornal da hora do almoço, a emissora exibiu imagens de uma repórter dançando nos bastidores de uma reportagem que noticiava o aumento no casos de negligência na pedriatria da rede pública de saúde.

TV Pop apurou que a exibição de bastidores era um expediente normal no Bom dia DF e no DF1 há vários meses, justamente por uma ordem de Paiva, que defendia que o compacto de imagens descontraídas dos jornalistas servia justamente para aproximar os telejornais da Globo dos telespectadores. Os vídeos, no entanto, costumavam ser de profissionais escalados para a cobertura dos assuntos mais leves, e não de tragédias e mortes. A curadoria dos momentos era feita por editores dos noticiários, e posteriormente aprovada pelo editor-chefe daquele jornalístico.

O DF1, no entanto, passou por uma mudança nas últimas semanas: Diego Moraes, que atuava como editor-chefe do telejornal há vários anos, pediu demissão da Globo por conta do sucateamento da emissora em Brasília. Insatisfeito em ser responsabilizado por temas que fugiam de sua alçada, como problemas no fechamento de entradas ao vivo, ele preferiu deixar o canal, dizendo que iria passar mais tempo com sua família — mas surgiu em outro emprego poucas semanas depois. Ele foi substituído por Marina Cardozo, funcionária do canal desde 2021.

Pouco experiente em televisão e em seu primeiro cargo de chefia, Marina acabou deixando a cena constrangedora ser exibida no final do telejornal. Isabella Melo, que apareceu no DF1 reportando um aumento súbito no número de mortes de crianças na rede pública de saúde do Distrito Federal, surgiu no clipe de encerramento dançando e rindo exatamente no mesmo local em que ela falou sobre a crise na saúde pública. A cena constrangedora acabou indo parar na cúpula da Globo, no Rio de Janeiro.

Foto da repórter Isabella Melo no telejornal DF1
Isabella Melo, de forma séria, durante entrada ao vivo no DF1 de 22 de maio (foto: Reprodução/TV Globo)

Globo sumiu com cenas engraçadinhas nos telejornais

O compacto com a repórter dançarina foi a última cena engraçadinha exibida pelo DF1: na edição de quinta, minutos antes da demissão de Esdras Paiva ser anunciada para a equipe, os bastidores dos jornalistas foram substituídos por imagens mais apropriadas para um telejornal. O encerramento foi com um time-lapse do Estádio Nacional de Brasília, seguidas por um vídeo relacionado ao último conteúdo exibido pelo telejornal naquele dia — a inclusão de pessoas com deficiência na equipe de órgãos públicos.

A tendência foi mantida no Bom dia DF desta sexta-feira (24), que chegou ao fim com imagens ao vivo do trânsito em Brasília, intercaladas por vídeos do amanhecer na capital, situação raríssima até então. Na terça-feira (21), por exemplo, o matinal foi encerrado com o compacto de cenas humanizadas dos jornalistas em diversas situações. Um dos repórteres do telejornal surgiu mudando seu penteado antes da entrada ao vivo, outra apareceu rindo depois que uma mulher entrou atrás do local em que o link seria feito, enquanto outra apurava conteúdos em seu celular.

A reportagem do TV Pop teve acesso ao comunicado interno enviado por Luiz Ávila, diretor de Jornalismo da Globo em Brasília, sobre a demissão de Esdras Paiva. Confira a íntegra do texto:

Nosso companheiro querido Esdras Paiva, coordenador dos Telejornais locais, está deixando a TV Globo para outros desafios. Esdras é meu amigo há décadas e tenho um respeito enorme pela qualidade profissional e sensibilidade humana dele.

É aquele cara que sempre exerceu o Jornalismo com honestidade, visão e grande companheirismo. Sem medo. Pelo contrário: com muita coragem. Tanto para inventar como para enfrentar os desafios.

Mas como ele mesmo me disse, tudo na vida da gente tem início e fim. Vamos todos sentir sua falta. São mais de 20 anos em Brasília. Por mim, digo que sentirei uma enorme falta. Boa sorte pra ele.

O substituto será anunciado em breve.

Ávila, como o comunicado dá a entender, não foi a favor da demissão de Paiva, determinada diretamente pela cúpula da emissora. O ex-marido de Adriana Araújo era visto por suas equipes como um tipo de jornalista cada vez mais raro, com trato fácil e criativo. Profissional experiente, ele teve diversos cargos na Globo de Brasília, em que chegou a atuar na equipe do Jornal Nacional e até mesmo na chefia do DF1, telejornal que acabou motivando sua saída.

Procurada pela reportagem do TV Pop, a Globo não se manifestou até a publicação deste texto.

Leia mais