Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CLÁSSICO DA DRAMATURGIA

Sucesso dos anos 80, Vereda Tropical estreia no catálogo do Globoplay

Lucélia Santos em cena da novela Vereda Tropical (foto: Divulgação/TV Globo)
Lucélia Santos em cena da novela Vereda Tropical (foto: Divulgação/TV Globo)

Dando continuidade ao projeto de resgate dos clássicos da teledramaturgia da Globo, o Globoplay disponibilizou para os seus assinantes nesta segunda-feira (13) todos os capítulos da novela Vereda Tropical, grande sucesso da emissora entre 1984 e 1985. O folhetim, que foi o primeiro trabalho de Carlos Lombardi como autor principal, é dirigido por Jorge Fernando e Guel Arraes e conta com um elenco renomado, composto por nomes como Lucélia Santos, Walmor Chagas, Marieta Severo, Marcos Frota, Cristina Pereira, Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé, Rosamaria Murtinho e Paulo Betti.

A história gira em torno de Silvana (Lucélia Santos), jovem operária da fábrica de perfumes CPP, que exerce uma função de liderança no trabalho. Lá, ela conhece Victor (Lauro Corona), filho do dono da empresa, Oliva (Walmor Chagas), se apaixona por ele e acaba engravidando. Às vésperas do parto, Victor abandona Silvana, que em seguida dá à luz Zeca (Jonas Torres).

Ainda nos primeiros capítulos de Vereda Tropical, Victor morre e o avô paterno de Zeca decide disputar a guarda do menino com Silvana. Oliva é um homem poderoso, viúvo e pai de Victor e mais três filhas: Catarina (Marieta Severo), Verônica (Maria Zilda) e Gabi (Cristina Pereira). Quando o único filho morre, ele tanta ganhar a guarda de Zeca, seu neto, para fazer dele seu sucessor. O desejo de Oliva acirra a briga entre as irmãs pelo controle da empresa de perfumes. Catarina é a mais velha das três filhas. Ela foi abandonada pelo marido, com quem tem Téo (Marcos Frota), e por isso voltou a viver na casa do pai. Ela é a diretora da empresa e, apesar do sucesso, ela não suporta a linha de produtos populares da CPP.

Sentindo-se ameaçada com a chegada de Zeca à família, Catarina alerta as irmãs sobre o risco de perder o controle da empresa para o filho de Victor. Verônica não liga para a empresa, é solteira, sensual e gosta de curtir a vida com o dinheiro do pai. Já Gabi, a mais nova, é a que mais parece com Oliva. É irreverente e geniosa, fala o que lhe vem à cabeça, sem se preocupar com as consequências.

A história ainda traz o núcleo da Vila dos Prazeres, onde mora o jogador de futebol Luca (Mario Gomes), que se envolve com Silvana e Verônica ao longo da trama. A mesma vila abriga também a cantina italiana comandada por dona Bina (Georgia Gomide), que reúne os operários da fábrica de perfumes.

Leia mais