Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TOPA TUDO POR DINHEIRO

Globo exibirá televendas em rede nacional pela primeira vez na história

Maju Coutinho perderá espaço para infomerciais durante alguns dias (foto: Reprodução/TV Globo)
Maju Coutinho perderá espaço para infomerciais durante alguns dias (foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo aproveitará o período da Black Friday para acabar com um tabu de suas quase seis décadas de história. Pela primeira vez, a líder de audiência mudará a sua programação nacional durante o período da chamada média-dia, das 7h a meia-noite, para transmitir programas de televendas com as principais ofertas da data em parceiros comerciais estratégicos, seguindo um modelo semelhante ao praticado por canais menores, como a Gazeta e a RedeTV!. Há alguns meses, a emissora já havia sinalizado que planejava ampliar seu portfólio comercial com a criação de atrações para exibição em datas com grande potencial de comercialização, como as festas de fim de ano e o Dia das Crianças, por exemplo.

No ano passado, a Globo fez os primeiros testes com programas do gênero na capital pernambucana. A filial da rede em Recife foi a pioneira na iniciativa e, durante quatro semanas, destinou parte das tardes de sábado para a exibição do Destino Shop, que compilava as principais ofertas de empresas regionais com uma pegada humorística. Em 2021, o movimento se espalhou para outras afiliadas — em maio, foi a vez da RPC do Paraná, que trocou parte do É de Casa por um televendas com ofertas de pequenos comércios locais, como farmácias, supermercados e lojas de móveis.

TV Pop apurou que os infomerciais serão transmitidos em horários alternados da programação entre os dias 25 e 27 de novembro. Na primeira data, o projeto ocupará cerca de trinta minutos da madrugada da líder de audiência, no espaço entre o Conversa com Bial e o Corujão, por volta de 1h30 da manhã. No dia seguinte, as propagandas vão ser transmitidas por 20 minutos, às 14h45, entrando no ar depois do Jornal Hoje e reduzindo o espaço destinado para o filme da Sessão da Tarde. O programa terá sua última exibição no dia 27, às 14h em ponto, também com 20 minutos.

Diferentemente do que aconteceu nas parceiras locais da Globo, a atração não dará espaço para pequenas empresas. Toda a duração do programa será preenchida por marcas de grande expressão no mercado nacional — a emissora já está negociando espaços do projeto com duas redes varejistas, uma multinacional atacadista e com uma montadora.

Leia mais