Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
HOJE A NOITE

CNN Nosso Mundo entrevista a empresária muçulmana Mariam Chami

Mariam Chami será entrevistada pela CNN Brasil (foto: Divulgação/CNN Brasil)
Mariam Chami será entrevistada pela CNN Brasil (foto: Divulgação/CNN Brasil)

A CNN Brasil receberá na noite desta sexta-feira (17), a partir das 22h30, a empresária e influencer muçulmana Mariam Chami. Filha de pai libanês e mãe mineira, ela se converteu ao islã (que é uma religião, já que todo o seguidor do islamismo é muçulmano) e dará uma entrevista para o programa Nosso Mundo falando sobre a sua trajetória. A influenciadora nasceu em São Paulo e sempre estudou em escolas islâmicas, mas foi na faculdade em que ela começou a se sentir diferente por conta de seus hábitos, como a utilização do hijab, o véu islâmico.

“Eu não sei por que as pessoas se apegam tanto a um lenço. Para as pessoas que não são muçulmanas, é só um pano. Para nós, significa nossa força, nossa fé, a nossa devoção a Deus”, desabafou a empresária. “Eu sempre falo que ninguém precisa concordar com a minha religião, achar que ela é bonita ou achar que ela é a certa, mas todo mundo deve respeitar. É o mínimo. Respeitar para a gente viver em harmonia. A gente precisa de respeito”, complementou.

Formada em nutrição, Mariam Chami revelou que deixou de ser efetivada em seu trabalho por preconceito. Isso fez com que ela decidisse se tornar empresária e, atualmente, ela utiliza suas redes sociais para falar e desmistificar os estereótipos que as mulheres muçulmanas enfrentam no cotidiano. Contabilizando apenas os seguidores no TikTok e no Instagram, a influenciadora já acumula quase dois milhões de seguidores.

“Não só no Brasil que tem esta visão, a Europa tem muito isso sobre o hijab ser algo opressor, a mulher muçulmana ser oprimida. Mas, se a gente for ver, se a gente andar pelo mundo, veremos mulheres muçulmanas sendo pilotas de avião, policiais, médicas e empresárias. Então, em todo o mundo tem mulheres que têm voz e que são ouvidas. No entanto, existem mulheres que são oprimidas sim, eu não nego que existe mulheres muçulmanas que são oprimidas. A questão do machismo, a opressão da mulher, ela está inserida na sociedade, em todas as culturas e nacionalidades, e não pela religião”, pontuou a empresária.

O CNN Nosso Mundo é apresentado pela jornalista Luciana Barreto e conta com a participação das entrevistadoras Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock. O programa é transmitido semanalmente, nas noites de sexta-feira, logo após o Jornal da CNN e faz parte da linha de atrações soft do canal de notícias. Além disso, o formato conta com reprises espalhadas em horários alternados aos sábados e aos domingos e também é disponibilizado nas plataformas digitais.

Leia mais