Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EM QUEDA LIVRE

SBT vive sábado de terror e marca pior audiência de 2021 em São Paulo

Silvio Santos é o dono do SBT: emissora teve sua pior audiência do ano (foto: Reprodução/SBT)
Silvio Santos é o dono do SBT: emissora teve sua pior audiência do ano (foto: Reprodução/SBT)

O SBT enfrentou um dos piores dias de toda a sua história no quesito audiência neste sábado (18). Os dados prévios da Grande São Paulo revelam que a emissora de Silvio Santos teve sua menor audiência do ano na faixa da chamada média-dia, aferida entre 7h e meia-noite: durante esse período, a programação da rede foi vista por apenas 718 mil e 819 pessoas na principal metrópole do país — a marca representa 3,5 pontos de ibope. A cada 100 televisores ligados na cidade, apenas oito sintonizaram as atrações da emissora exibidas durante o período, que é o mais valorizado pelo mercado publicitário. A Globo, por exemplo, foi sintonizada por 29 de cada 100 televisões ligadas na região.

O levantamento obtido em primeira mão pelo TV Pop mostra que a emissora de Silvio Santos teve dificuldades para se impor durante todo o dia. Nenhum dos programas transmitidos até pouco antes da meia-noite conseguiu superar a barreira dos 5 pontos de audiência: a marca só foi atingida pela primeira vez durante o episódio do Bake Off Brasil: a competição gastronômica marcou exatos 5,0 às 23h14, em um momento que a Record tinha 9,2 com A Fazenda 13.

De todas as atrações levadas ao ar pelo SBT na faixa comercial no sábado, apenas a enésima reprise do seriado Henry Danger ficou na segunda colocação. A produção da Nickelodeon, mesmo confrontando por mais de 60 minutos com programas religiosos da Record, também teve índices abaixo dos normais e se manteve na vice-liderança por apenas um décimo de diferença: entre meio-dia e 14h25, os dados prévios apontaram 3,7 para a série e 3,6 para a rival.

Habitualmente vice-líder nos finais de noite, nem mesmo o Bake Off Brasil conseguiu dar alegrias para Silvio Santos no sábado de terror. O reality culinário teve média de 4,7 pontos e igualou o seu pior desempenho do ano, registrado no episódio veiculado em 31 de julho. A atração comandada por Nadja Haddad foi vencida pelos 6,6 da Record e não conseguiu superar nenhum dos programas exibidos pela concorrente no confronto direto. Durante o embate com A Fazenda, o reality rural levou a melhor por 8,2 a 4,7 pontos. Depois, Chicago PD venceu pelo placar de 5,4 a 4,7.

Com a baixa audiência do horário nobre, até mesmo a madrugada da emissora acabou penalizada. Tradicionalmente vice-líder com folga devido aos confrontos com as atrações evangélicas da Record, o SBT não foi além de um empate técnico entre meia-noite e 5h59. A emissora de Silvio Santos levou a melhor nos décimos e cravou 2,0 pontos, contra 1,6 da concorrente. Por sinal, diversos programas da Igreja Universal também empataram tecnicamente com a rival: Fala Que Eu Te Escuto (1,5 x 1,9), Palavra Amiga (1,0 a 1,5), Nosso Tempo (0,6 a 1,4) e S.O.S. Espiritual (0,6 a 1,4).

Até então, a pior performance do SBT em 2021 eram os 3,6 pontos registados em 26 de junho — que também caiu em um sábado. Os dados consolidados, que serão divulgados na manhã de segunda-feira (20), podem reverter o recorde negativo desta semana para uma marca idêntica a de três meses atrás, ou pode até mesmo tornar o índice superior. A emissora, naquele dia, cravou média de 3,2 pontos no acumulado das 24 horas — neste sábado, a média foi de 3,0.

Na média-dia, entre 7h e meia-noite, a vice-liderança ficou para o somatório da televisão por assinatura. O conjunto dos canais pagos marcou média de 5,1 pontos e venceu os 4,6 da Record, que ficou em terceiro lugar, além dos 3,5 do SBT. A emissora foi seguida por 1,4 da Band e 0,6 da Cultura, encerrando o ranking de estações que conseguiram pontuar pelos critérios de arredondamento, encabeçado pelos 12,0 da Globo. Depois, com médias arredondadas para o traço literal, surgem a Record News e a RedeTV!, com 0,3 ponto cada, seguidas por Aparecida e TV Brasil (0,2 cada), Gazeta e Rede Vida (0,1 cada) e pelo traço absoluto obtido pela CNT e pela RIT.

Levando em consideração a aferição das 24 horas do dia, apenas a audiência dos canais mudou. A posição de todas permaneceu a mesma registrada no período comercial: Globo (10,1), TV Paga (4,4), Record (3,7), SBT (3,0), Band (1,1), Cultura (0,5), Record News e RedeTV! (0,3), Aparecida e TV Brasil (0,2), Gazeta e Rede Vida (0,1), CNT e RIT (0,0). A reportagem do TV Pop divulgará o resultado consolidado das emissoras na manhã de segunda-feira.

Leia mais