A repórter da Globo, Ianara Garcia relatou no Jornal Hoje a dificuldade que estava tendo para respirar e com os olhos ardendo. Ela estava em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, uma das regiões mais afetadas pelas queimadas recentes. “É difícil respirar, os olhos ardem”, declarou a jornalista da Globo.
“Estamos ao vivo de um incêndio, a área está toda queimada, aqui queimou há pouco“, descreveu Ianara Garcia, mostrando um foco de incêndio na comunidade de São Jerônimo, devastada pelas chamas. O Jornal Hoje informou que as brigadas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão atuando de várias formas.
A prioridade dos brigadistas muda conforme o vento, que direciona o fogo. Eles chegaram a proteger uma casa do incêndio. A cidade, além do parque nacional que leva seu nome, possui outros pontos turísticos e uma área urbana com alguns condomínios: “É um dos principais destinos turísticos do estado, o que é muito preocupante”, declarou a jornalista da Globo.
Mato Grosso lidera queimadas no Brasil
As queimadas no Brasil cresceram significativamente neste ano. Desde o início do ano, foram detectados mais de 112 mil focos de incêndios.



