Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BRIGA NA JUSTIÇA

Após crítica por homofobia, Sikêra Jr. processa apresentador do Brasil Urgente

Sikêra Jr., do Alerta Nacional, está processando apresentador do Brasil Urgente de Natal que o criticou por homofobia (foto: Reprodução)
Sikêra Jr., do Alerta Nacional, está processando apresentador do Brasil Urgente de Natal que o criticou por homofobia (foto: Reprodução)

Âncora do Alerta Nacional, o jornalista Sikêra Jr. abriu um processo contra Jacson Damasceno, apresentador do Brasil Urgente no Rio Grande do Norte, e pede indenização de R$ 44 mil por danos morais. De acordo com informações da jornalista Marcela Ribeiro, do site NaTelinha, o contratado da RedeTV! também pede uma retratação do colega em seu programa de televisão.

Em junho, o apresentador da Band Natal defendeu a comunidade LGBTQIA+ e criticou discurso homofóbico de Sikêra Jr. no noticioso Alerta Nacional. “Além de dinheiro, o que o senhor construiu nesse tempo todo, desde que você explodiu pra cá com as suas palhaçadas que você faz? O que você trouxe de construtivo para o Brasil? De útil para o Brasil? Quem é você comparado a Paulo Gustavo?” Quem é você comparado a Joãozinho Trinta? Quem é você comparado a Clodovil? Quem é você comparado a Cássia Eller? Comparado a Renato Russo? Comparado a Cazuza?”, protestou Damasceno na época.

“A sexualidade da pessoa não diferencia em nada, não a diminui em nada. Quem é você pra dizer que uma pessoa é um desgraçado filho do cão? Quem é você, Sikêra Júnior? Se enxergue rapaz, você é um coroão velho, se enxergue, se coloque no seu lugar, respeite seus cabelos brancos, pregue, alguma coisa que preste nesse país”, continuou o apresentador da versão local do Brasil Urgente. As falas contra Sikêra Jr. foram destacadas pela defesa do jornalista da RedeTV! no processo.

Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 20 de outubro. Os advogados do titular do Alerta Nacional pedem indenização por danos morais “em decorrência das informações inverídicas e desrespeitosas divulgadas pelo Requerido através de programa televisivo, rede social em âmbito mundial, com acusações inverídicas e exposição do nome do autor, de forma a ridicularizá-lo e agredi-lo moralmente com tais afirmações a seu respeito”.

Para a defesa de Sikêra Jr., a fala de Jacson Damasceno causou danos à imagem, à honra e ao bom nome de do jornalista, “que recebeu acusações injustas e inverídicas” por meio das afirmações divulgadas no Brasil Urgente local. “Logo, o autor encontra-se injustamente com a imagem abalada, pois o réu busca mostrar o autor como sendo um mau apresentador de televisão, alguém sem caráter”.

Sikêra Jr. também pede no processo uma retratação, que seria exibida por dois no programa da Band, com publicação nas redes sociais e no site da emissora com a decisão judicial e um vídeo gravado pelo advogado do funcionário da RedeTV!. Ainda de acordo com o site NaTelinha, a defesa pede o envio de ofício à Comissão de Ética da Associação Brasileira de Jornalismo (ABI) para apuração de infração disciplinar contra o âncora da Band para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Leia mais