Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CORTE DE GASTOS

Globo vira RedeTV! e grava 40% de Um Lugar ao Sol em cenários virtuais

Andréia Horta interpretará Lara em Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove da Globo (foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Andréia Horta interpretará Lara em Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove da Globo (foto: Fábio Rocha/TV Globo)

A RedeTV! andou para que a Globo pudesse voar. Depois de anos convivendo com telespectadores debochando dos cenários virtuais de péssima qualidade, a autoproclamada rede de televisão que mais cresce no Brasil passará a ter uma companhia de peso no uso da tecnologia de chroma-key. Em uma tentativa de otimizar seus custos e para dar mais segurança aos colaboradores durante a crise sanitária, a líder de audiência gravou mais de 40% das cenas de Um Lugar ao Sol usando a famigerada “tela verde”. Ao invés de realmente montar cenários em seus estúdios ou de levar os atores para gravações externas, o canal optou pela reprodução de diversos locais de maneira remota.

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, de O Globo, a próxima novela das nove terá diversas inserções de efeitos especiais para driblar as dificuldades provocadas pelas gravações durante o período de isolamento social. Dentre os ambientes reais que serão representados por cenários virtuais no folhetim, estão um mercado, um estacionamento, um aeroporto e até mesmo um restaurante — as cenas em ambientes como esses eram habitualmente realizadas em locais reais, longe dos módulos de gravações do antigo Projac, atualmente batizado de Estúdios Globo.

Além da inspiração nos cenários da RedeTV!, a nova novela das nove também será responsável por marcar o fim de uma tradição de três décadas na maior emissora do país. Desde 1991, todos os principais folhetins do canal só eram finalizados durante a sua exibição, podendo passar por correções conforme as demandas da audiência e do mercado. Um Lugar ao Sol, no entanto, entrará no ar com as suas filmagens finalizadas há dois meses — as últimas cenas estão sendo gravadas pelo elenco desde o dia 15 de setembro.

Conheça os cenários modernos de Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove da Globo (foto: Reprodução)
Conheça os cenários modernos de Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove da Globo (foto: Reprodução)

Inicialmente, a estreia de Um Lugar ao Sol deveria ter acontecido em 12 de abril. Agora, com a estreia confirmada para novembro, a nova novela contará ao decorrer de 149 capítulos a história de Christian e Christofer, dois irmãos gêmeos que foram separados na infância. Christofer foi comprado por um casal rico do Rio de Janeiro e passou a se chamar Renato, enquanto Christian viveu toda a infância em um abrigo de Goiânia para menores abandonados.

Quando atingiu 18 anos, foi expulso do lar e, ao descobrir que seu irmão estava vivo, decidiu ir para a capital fluminense atrás dele. Por lá, ele viverá um dilema digno de A Usurpadora: valerá a pena assumir a identidade de seu gêmeo? A resposta é sim, valerá. Depois de uma noite repleta de acontecimentos inesperados, Christofer acaba sendo assassinado no lugar de Christian, que decide assumir a vida rica e privilegiada de Renato.

Para isso, ele abandonará Lara, sua namorada — que acreditará piamente em sua morte — e assumirá um relacionamento com Bárbara, a noiva do irmão. E é a partir desse momento que o seu grande segredo ficará em risco, levantando o dilema se ele deverá ou não revelar a sua identidade verdadeira para a família.

Toda a trama de Um Lugar ao Sol será ambientada no Rio de Janeiro, e terá três cenários principais: a casa da família Asssunção; a Rede Redentor de Supermercados, que pertence à Santiago; o restaurante Vó Noca, de Lara e Noca; e o bairro de Botafogo, em que ficará o apartamento de Ravi.

Leia mais