Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
APÓS SAÍDA DE TIAGO LEIFERT

No Fantástico, Globo anuncia Tadeu Schmidt como apresentador do BBB

Foto do apresentador Tadeu Schmidt no cenário do Fantástico, da Globo
Tadeu Schmidt será o novo apresentador do Big Brother Brasil (foto: Globo/João Cotta)

A Globo anunciou neste domingo (10) que Tadeu Schmidt, do Fantástico, será o apresentador do Big Brother Brasil a partir de 2022. Em anúncio na revista eletrônica, a emissora confirmou as informações de bastidores que já davam como certa a ida do jornalista para o reality show de maior audiência do país. Tadeu vai substituir Tiago Leifert, que decidiu não renovar com a líder de audiência após 15 anos de contrato.

A promoção de Tadeu Schmidt para o Big Brother Brasil mantém o desejo da direção da Globo de ter um jornalista como apresentador do programa. Na emissora, há o entendimento que apenas um profissional formado em Jornalismo terá habilidade para falar sobre assuntos delicados, como racismo e assédio. Com a ida de Tadeu para o reality, a Globo decidiu promover Maju Coutinho para comandar o Show da Vida ao lado de Poliana Abrita, que continuará no programa. O Jornal Hoje será apresentado por Cesar Tralli.

Irmão caçula do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, Emanuel Tadeu Bezerra Schmidt tem 47 anos e nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte. Começou no Jornalismo como estagiário na Radiobrás, no penúltimo ano da faculdade. Em seguida, também fez estágio na Rádio Nacional e, logo após, conseguiu uma vaga na TV Nacional, onde ficou por um ano.

Após se formar em Jornalismo no Centro Universitário de Brasília, conseguiu o primeiro emprego como repórter na emissora da Globo na capital federal. Apesar de também trabalhar com a cobertura do noticiário geral, sua preferência sempre foi pelo esporte. “Quando tinha uma reportagem de esporte, naturalmente as pessoas me colocavam para cobrir, pelo meu passado e pelo passado da minha família. O esporte ficou mais fácil para mim, também, porque é mais fácil fazer reportagem, fazer jornalismo com aquilo que você conhece mais -e o que eu mais conheço, sem dúvida, é o esporte”, declarou Tadeu ao Memória Globo.

Tadeu Schmidt foi para o Rio de Janeiro em 2000, após viajar pelo Brasil cobrindo corridas da Stock Car. Assim que começou a ter contato com os profissionais da Globo Rio, foi convidado para fazer parte da equipe da emissora carioca. Atuou como repórter esportivo nos programas Esporte Espetacular, Globo Esporte, Jornal Nacional, Fantástico e Bom Dia Brasil.

A primeira experiência de Tadeu como apresentador foi no Esporte Espetacular, quando passou a substitui o então titular Tino Marcos. Em 2007, passou a participar regularmente do programa Espaço Aberto, da GloboNews, onde entrevistou importantes personalidades do esporte. O começo no Fantástico foi substituindo Léo Batista na narração dos gols da rodada do futebol. “O convite para o Fantástico foi o mais importante que eu já recebi na minha carreira. E a repercussão também foi, indiscutivelmente, a maior”, afirmou ao Memória Globo.

O quadro Bola Cheia, Bola Murcha, que estimula a interatividade entre os telespectadores e o Show da Vida, foi criação do jornalista. Também foi ideia de Tadeu o quadro em que o jogador que faz três gols na partida pede música no Fantástico. “Pedíamos para a pessoa escolher uma música para ser a trilha sonora daqueles gols. Na primeira vez, tivemos que explicar: ‘Olha, você fez três gols, então pede uma música’. A partir da terceira, quarta vez, o cara fazia o gol e já puxava o microfone na comemoração. Isso virou meme”, disse o apresentador em depoimento ao Memória Globo.

Os Cavalinhos do Fantástico surgiram em 2008, através interação com o apresentador pelo telão. Por sugestão de Flávio Fernandes, do departamento de arte da Globo, os bonecos ganharam vida e Tadeu desenvolveu o formato de interação com os bonecos reais. Também foi ideia dele o quadro Detetive Virtual, que desvenda truques e montagens de vídeos que viralizaram na internet.

Em 2011, após ocupar a vaga de apresentador do Fantástico nas folgas de Zeca Camargo, Tadeu Schmidt assumiu a apresentação do programa ao lado de Renata Vasconcellos. Com a ida de Renata para o Jornal Nacional, em 2014, Tadeu passou a apresentar a revista eletrônica ao lado de Poliana Abritta.

Leia mais