Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NO AQUI AGORA

SBT é condenado a pagar indenização por reportagem de Russomanno em 1994

Imagem de Celso Russomanno em reportagem do Aqui Agora
SBT foi condenado por reportagem contra empresa no Aqui Agora (foto: Reprodução)

A Justiça condenou o SBT a pagar indenização de cerca de R$ 348 mil a uma empresa que foi alvo de uma reportagem de Celso Russomanno no programa Aqui Agora em 1994. De acordo com o colunista Rogério Gentile, do UOL, em 23 de maio de 1994, o jornalístico acusou a empresa Construtel de aplicar um golpe contra moradores de um condomínio na periferia de São Paulo. Segundo a denúncia, foram desrespeitados os prazos para instalação de um sistema de telefonia comunitário.

No processo contra o canal de Silvio Santos, a empresa declarou que os termos do contrato estavam sendo cumpridos. “Com linguajar chulo, frases de efeito e imagens que não correspondem à realidade, a reportagem fez afirmações levianas e inverídicas sobre a instalação do sistema”, afirmou a defesa à Justiça. O SBT se defendeu reafirmando que a empresa “vendeu gato por lebre”, cometendo propaganda enganosa. “Em nenhum momento a reportagem deturpou os fatos”, disse a emissora, elogiando o trabalho do atual deputado federal Celso Russomanno.

No entanto, o juiz Maurício Campos da Silva Velho não aceitou a argumentação do SBT e a rede paulista foi condenada a pagar a indenização. “A emissora agiu de modo no mínimo imprudente, veiculando informações distorcidas dos fatos”, escreveu na sentença. O canal recorreu da decisão, mas a sentença foi confirmada em instâncias superiores.

O valor da indenização a ser recebido estava depositado em uma conta judicial desde 2012. De acordo com a publicação, o juiz Felipe Poyares Miranda determinou no final do mês passado, com o fim do processo, que o dinheiro seja transferido para a empresa. O Aqui Agora causou polêmica nos anos 90 por transmitir o suicídio de uma garota de 16 anos, que pulou de um prédio. O programa saiu do ar em 1997, mas teve uma nova versão em 2008, que deixou a programação em menos de um mês por baixa audiência.

Leia mais