NOVA PROGRAMAÇÃO

SBT negocia aquisição de iCarly e novo pacote de séries da Nickelodeon

Foto de Miranda Cosgrove nos estúdios de iCarly
iCarly deverá ser anunciada como próximo reforço da programação do SBT (foto: Divulgação/Nickelodeon)
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Reviravolta na relação entre o SBT e a Viacom. A emissora de Silvio Santos se prepara para anunciar nos próximos dias um novo acordo com a empresa, que prevê a compra de um pacote de séries originalmente transmitidas pela Nickelodeon. Dentre as principais atrações contempladas pelo contrato, estão diversos episódios de iCarly, exibida originalmente entre 2007 e 2012, e a renovação dos direitos de Henry Danger, seriado responsável pelos maiores índices de audiência da rede aos sábados. Nos bastidores, a chegada das produções já é dada como certa, restando apenas detalhes burocráticos para que o novo contrato seja anunciado e divulgado para a imprensa.

Oficialmente, o SBT confirma que está negociando uma nova safra de produções da Nickelodeon. Questionada pelo TV Pop sobre as negociações com a Viacom, a assessoria de imprensa do canal se limitou a dizer que a rede, de fato, está negociando com a empresa e que “logo mais deverá anunciar as mudanças na programação”. Há a expectativa de que o novo acordo possa ser oficializado ainda neste mês, para minimizar o impacto provocado pela expiração do atual vínculo contratual, em que restaram disponíveis apenas alguns episódios de The Thundermans e Henry Danger.

A emissora de Silvio Santos não esperava chegar a um denominador comum com a Viacom. Desde o final de agosto, os executivos da empresa estavam fazendo uma espécie de operação tartaruga para ganhar tempo na mesa de negociações com a multinacional. De lá pra cá, uma enorme gama de séries e desenhos animados deixaram de ser transmitidos, como Bob Esponja, que deixou de fazer parte do catálogo do SBT em 31 de agosto. Porém, a dona da Nickelodeon permanecia irredutível em retirar todas as suas produções da televisão aberta, focando seus esforços no streaming.

No entanto, os diretores da emissora conseguiram argumentar de que a manutenção dos produtos na TV aberta não prejudicaria a performance delas em vídeo on demand, e sim que serviria para aumentar o interesse do público pelos conteúdos da empresa. A reportagem apurou que a rede utilizou o exemplo do Mundo Disney, transmitido entre 2015 e 2018, para comprovar que é possível ter uma relação de benefício mútuo para as companhias. Ao que tudo indica, a justificativa colou — ao ponto da Viacom ter topado negociar os direitos de iCarly, um de seus principais produtos.

O seriado protagonizado por Miranda Cosgrove é considerada até hoje como uma das produções de maior destaque da história da Nickelodeon. Querido pelo público, o seriado ganhou até mesmo uma safra de novos episódios no início deste ano, com transmissão exclusiva do Paramount+ — e a nova trama já foi renovada até mesmo para uma segunda temporada. Internamente, executivos da Viacom acreditam que a exposição da versão original da iCarly na TV aberta poderá contribuir com os números da plataforma de streaming, que tem uma base residual de assinantes no Brasil.

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