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BOM DIA BRASIL

Bolsonaro diz que acabou com contrato de banco que patrocinava a Globo

Jair Bolsonaro em entrevista ao programa Alerta Nacional, que costuma vencer a Globo
Jair Bolsonaro revelou ao Alerta Nacional que acabou com patrocínio de jornal da Globo (foto: Reprodução/TV A Crítica)

Jair Bolsonaro foi o responsável pelo fim de um vínculo de 16 anos do Banco do Brasil com a Globo. A instituição bancária patrocinou o Bom Dia Brasil durante 16 anos e encerrou o contrato com o telejornal matinal de maior audiência do país em meados de 2019, durante o primeiro ano de mandato do atual Presidente da República. A revelação foi feita pelo político durante uma entrevista ao apresentador Sikêra Jr. na edição de quarta-feira (27) do Alerta Nacional, da RedeTV!. “A gente não deve nada a ninguém”, afirmou ele.

“Aquela emissora leva aproximadamente 20% do bolo do Governo Federal. Nós já reduzimos em 80% o total do bolo, que ao invés de dar 80% para aquela grande TV, nós estamos dando apenas 20%, porque nós somos obrigados a fazer alguma propaganda lá também. Quando eu assumi, o Banco do Brasil estava patrocinando um jornal matutino. Eu perguntei o porque disso, se tinha que patrocinar. E mandei sair fora dali, porque a gente patrocinava coisa contra a gente mesmo. E eu não quero ser blindado, quero que falem a verdade”, disparou ele, sem citar a Globo ou o nome do Bom Dia Brasil. No entanto, ele era o único telejornal matinal que contava com patrocínio da instituição.

Mesmo com o fim do vínculo da estatal, o noticiário da Globo não ficou muito tempo sem patrocínio. Dois dias depois do encerramento do contrato com o banco, o telejornal passou a contar com o oferecimento da Ford, que deu lugar para a Fiat em meados de 2020. No mesmo ano, o noticioso trocou novamente de patrocinador e passou a ser oferecido pela montadora Jeep, que segue como a principal anunciante do programa até hoje.

Em seu primeiro ano no cargo mais importante da República, Jair Bolsonaro foi responsável por uma substancial redução no investimento em publicidade na líder de audiência. Em 2018, durante o governo de Michel Temer, a Globo faturou cerca de R$ 400 milhões líquidos apenas com propagandas de órgãos governamentais. No ano seguinte, o valor despencou para R$ 150 milhões.

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