A atriz Haonê Thinar, que interpreta Pam na novela Dona de Mim, falou no Encontro sobre a amputação de uma das pernas ainda na infância. Aos 8 anos, ela foi diagnosticada com osteossarcoma, um tipo de tumor ósseo agressivo que atinge crianças e adolescentes. Apesar do impacto da notícia, afirmou ter lidado bem com a situação, com o apoio de sua mãe.
O que você precisa saber
- Haonê Thinar teve osteossarcoma aos 8 anos e perdeu a perna;
- Atriz vive Pam na novela Dona de Mim, novela das sete da Globo;
- Convite para a novela surgiu após peça assistida por Rosane Svartman;
- Personagem foi construída junto com a autora do folhetim;
- Haonê quer ampliar a representatividade na TV aberta;
- Ela é mãe de duas crianças e tem 32 anos na vida real.
Com 15 anos de carreira no teatro, Haonê faz sua estreia em novelas com Dona de Mim. Ela foi escolhida após ser vista em cena pela autora Rosane Svartman, que a convidou para integrar o elenco. A personagem Pam foi criada em parceria com a escritora e leva o nome da melhor amiga da atriz. “Ela sempre me ajudou muito”, contou ela durante a entrevista a Patrícia Poeta.
Paramount+ anuncia data de estreia de Dexter: Resurrection no Brasil
Aos 82 anos, Susana Vieira descarta aposentadoria e quer seguir trabalhando
Na novela, Pam é uma mulher com deficiência que trabalha, tem amigas e relacionamentos. Para a atriz, isso representa uma quebra de estereótipos. “A deficiência não é uma pauta nem o foco dessa história, e isso era o que eu mais queria na minha vida”, afirmou. O papel tem gerado identificação com o público, inclusive com mães de crianças amputadas, que enxergam na personagem uma referência positiva.
Haonê Thinar fala da representatividade da personagem
Haonê Thinar também relatou ter sido procurada por uma mulher cuja filha passa por situação semelhante. A espectadora disse que mostraria cenas da personagem à menina. “Hoje, temos uma pessoa amputada na televisão, com uma deficiência assumida. Para muita gente vai ser ‘Cara, ela está lá’”, celebrou a atriz, emocionada com o alcance do papel que interpreta na trama da Globo.
Na ficção, Pam teve a perna amputada após um tumor no fêmur e trabalha na fábrica de lingerie Boaz. Ela integra um trio de amigas formado por Leona (Clara Moneke) e Kami (Giovanna Lancellotti). A personagem vive um relacionamento mal resolvido com Danilo (Felipe Simas), que nunca a assumiu oficialmente. Fora da TV, Haonê tem 32 anos e é mãe de duas crianças, uma de 4 meses e outra de 6 anos.


