Carolina Dieckmann afirmou que já perdeu oportunidades profissionais por conta de estereótipos ligados à sua aparência. Em entrevista ao videocast Conversa Vai, Conversa Vem, a atriz contou que, apesar de sua beleza ter aberto portas no início da carreira, ela também enfrentou barreiras justamente por isso.
“Já perdi papéis. Tem uma história ótima de um teste que eu ia fazer para uma personagem que seria uma cozinheira da comunidade, mas o autor falou: ‘não, não tem cara [de cozinheira]'”, contou a artista. Na tentativa de se adaptar ao perfil do papel, Carolina Dieckmann pintou o cabelo, usou lente e aplicou extensões capilares, mas foi rejeitada.
A atriz revelou também ter sido descartada recentemente de outro projeto por ser considerada “muito colorida”. “Falaram: ‘você é colorida demais, a gente quer uma pessoa menos colorida’. Perguntei se dava para ajustar algo, e responderam que não, porque complicaria”, relatou.
Carolina Dieckmann criticou o preconceito embutido nesses julgamentos estéticos. “Então, sim, beleza fecha portas e abre outras. Mas é muito preconceituoso ter cara de rica. Olhar para mim e falar: ‘ela tem cara de rica’. O que quer dizer com isso? Que rico tem que ser loiro de olho azul, ter nariz arrebitado? Nesse mundo que a gente está vivendo, onde tudo é visto e são muitos preconceitos, isso também é um preconceito”, disse.


