Irene Ravache revelou uma história inédita sobre Roberto Marinho (1904-2003) durante participação no videocast Novelão, apresentado por Anna Luiza Santiago. A atriz contou que, em 1986, decidiu pedir um encontro com o fundador da Globo para dividir observações sobre o Brasil, feitas durante viagens com a peça De Braços Abertos, estrelada ao lado de Juca de Oliveira.
“Vi tanta coisa bonita nas cidades por onde passamos que senti vontade de conversar com ele sobre isso”, disse Irene Ravache. Para sua surpresa, a reunião foi marcada no dia seguinte ao pedido, mas precisou ser adiada por coincidir com a coletiva de imprensa da peça. “Quase chorei de nervoso ao cancelar. Mas ela [a secretária] conseguiu remarcar”, contou a atriz.
O encontro ocorreu dias depois e, segundo a atriz, foi mais informal do que ela esperava. “Conversamos sobre arte, sobre família, foi algo muito próximo. Falei com ele sobre as rendeiras do Nordeste e de Santa Catarina, da importância de valorizar essas culturas. Ele ouviu com atenção e compartilhou muito também”, disse Irene Ravache.
O ponto alto da conversa veio no fim, quando Roberto Marinho abriu uma gaveta e mostrou para a atriz uma foto pessoal. “Ele disse: ‘Montamos a ópera Aida na Quinta da Boa Vista e eu queria te mostrar algo’. Era uma foto dele sentado no trono da Aida, todo feliz, apontando os detalhes da cenografia. A alegria dele era de um menino”, declarou.
Irene Ravache afirmou nunca ter contado essa história publicamente antes e se emocionou ao lembrar da espontaneidade do fundador da Globo. “Foi um momento único. Ele poderia não ter me recebido. Mas recebeu e me ouviu com carinho. Isso marcou minha trajetória”, disse.


