PLANEJAMENTO

William Bonner explica como a Globo conseguiu informações sobre o novo papa

Âncora contou que emissora produziu antecipadamente perfis de 37 cardeais cotados para o conclave

William Bonner com microfone da Globo em frente à Basílica de São Pedro iluminada durante transmissão noturna
William Bonner explicou como a Globo conseguiu informações sobre o novo papa em tempo recorde (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

William Bonner revelou na edição de quinta-feira (8) do Jornal Nacional como a Globo conseguiu exibir em tempo recorde o perfil do novo papa logo após o anúncio no Vaticano. O âncora do noticioso explicou ao público que a emissora preparou com antecedência uma série de reportagens sobre os cardeais cotados, entre eles o norte-americano Robert Francis Prevost, escolhido como papa Leão 14.

O que você precisa saber

  • Globo preparou 37 perfis de cardeais antes do anúncio do papa;
  • Robert Francis Prevost, o escolhido, estava entre os analisados;
  • William Bonner explicou bastidor no Jornal Nacional de quinta (8);
  • Emissora surpreendeu ao exibir perfil completo logo após o anúncio;
  • Renata Vasconcellos destacou o planejamento jornalístico da equipe.

“Quem acompanhou a nossa transmissão da tarde viu que nós apresentamos uma reportagem sobre o cardeal Robert Prevost logo depois do anúncio da eleição dele. Isso acabou provocando alguma surpresa nas redes sociais. Muita gente perguntando como é que a Globo conseguiu ser tão rápida”, disse William Bonner durante o telejornal.

Intérpretes dos cavalinhos do Fantástico revelam improvisos e trocas de vozes
Justiça bloqueia R$ 34 mil de Alexandre Correa por ofensas a médico

O comentário de William Bonner veio em resposta ao espanto gerado pela exibição, poucos minutos depois das 14h10, de uma reportagem detalhada sobre a trajetória de Robert Prevost, que não aparecia nas apostas como favorito ao cargo. “Mas o que aconteceu mesmo foi o seguinte, uma equipe de jornalistas passou duas semanas pesquisando profundamente as biografias de cardeais que poderiam ser eleitos e Robert Prevost era um deles”, revelou.

Mesmo sem figurar entre os principais favoritos, Prevost teve seu perfil incluído no planejamento. “No nosso planejamento para essa cobertura especial, a equipe produziu 37 perfis de cardeais e sabendo, claro, que só um seria publicado”, afirmou William Bonner. Renata Vasconcellos, que conduzia o telejornal dos estúdios no Brasil, elogiou o empenho da equipe. “Um dos trabalhos do jornalista também é se planejar”, reforçou a apresentadora do Jornal Nacional.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.