AGENDA ESG

Globo quer metade dos elencos de novelas formados por negros até 2030

Relatório aponta que a emissora chegou a 43% de representatividade negra em 2024 e detalha ações para alcançar a meta nos próximos anos

Jão (Fabricio Boliveira) e Madalena (Jéssica Ellen) sorrindo juntos em cena da novela Volta por Cima
Jão (Fabricio Boliveira) e Madalena (Jéssica Ellen) em Volta por Cima; Globo quer metade do elenco negro em novelas até 2030 (foto: Divulgação/Globo)

Compartilhe:

A Globo estabeleceu uma meta de ter 50% de atores negros nos elencos de todas as suas novelas até o ano de 2030. A informação consta em um relatório de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) entregue a acionistas e ao mercado publicitário. O documento revela que a emissora atingiu 43% de representatividade negra em seus folhetins ao longo de 2024.

Segundo informações da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, essa foi a maior participação desde que novas políticas de diversidade começaram a ser implementadas, em 2022. As novelas Renascer (2024) e Volta por Cima (2024), lideraram em número de atores pretos e pardos em seus elencos, impulsionando os índices da emissora no período.

Vanessa Gerbelli conta que vomitou após gravar cena em O Cravo e a Rosa
Globo quebra protocolo e surpreende árbitro com recado da mãe ao vivo

“Das novelas exibidas em 2024, tivemos mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas tiveram participação de pessoas negras. Já em séries, Os Outros 2 teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras”, afirma trecho do documento obtido pela reportagem da publicação.

Além disso, a Globo também promete atingir 50% de representatividade negra entre os novos funcionários contratados até o fim da década. Em 2024, o percentual foi o mesmo dos elencos: 43%. O relatório indica que essa é uma das principais frentes de ação para os próximos anos, ao lado da presença feminina no ambiente corporativo.

Globo alcança meta de equidade de gênero

Entre as metas já alcançadas, a Globo cita o sucesso na equidade de gênero. No ano passado, 53% das vagas abertas foram ocupadas por mulheres, superando a meta prevista de 50%. O conglomerado de mídia destaca esse resultado como parte de um esforço contínuo por diversidade e inclusão em todas as áreas.

Além dos avanços sociais, a Globo apresentou resultados positivos no campo ambiental. Em 2024, 99% da energia utilizada nas instalações da emissora foi proveniente de fontes limpas e sustentáveis. O índice é parte dos compromissos assumidos dentro das políticas de governança ambiental e operacional.

Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e de produtos digitais da Globo, reforçou o compromisso da empresa com as metas estabelecidas. “Acumulamos muitos aprendizados, sem perder de vista o compromisso de aliar solidez empresarial a uma atuação responsável com o mundo e com todo mundo”, afirmou o executivo no documento.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.