Após 37 anos na Globo, Fátima Bernardes se reinventou. Desde o início de 2024, a jornalista de 62 anos mergulhou em uma nova fase como criadora de conteúdo digital. Com quase 300 mil seguidores no YouTube, ela tem publicado vídeos semanais e experimentado formatos variados, com foco em experiências pessoais e interação com o público.
“Em maio o canal faz um ano e durante esse tempo experimentei várias coisas. E vamos vendo o que o público do YouTube tem gostado”, contou em entrevista à revista Quem. Segundo Fátima Bernardes, a liberdade de escolha é um dos principais atrativos dessa nova etapa. “Tem coisas que faço porque me interessa. Outras, porque não tinha feito ainda. Estou com essa liberdade”, explicou.
No canal, a ex-apresentadora do Encontro e do Jornal Nacional compartilha desde sua rotina de skincare até reflexões sobre medos, leitura e memórias da televisão. “Como me maquiar na frente da câmera, me desproduzir diante da câmera… Coisas que são muito características desse universo, mas não tinha feito”, contou ela, que tem mantido uma média de mais de 30 mil visualizações por vídeo.
A troca direta com os seguidores se tornou uma parte essencial da nova profissão. “Tenho uma comunidade. Quanto mais você interage, mais retorno tem. Eles sugerem temas, comentam, participam. E isso me motiva a seguir testando novos conteúdos”, relatou. A jornalista também mencionou que os vídeos sobre livros têm engajado bastante: “Comecei a perceber que a história de livros rendia muito”.
Apesar da longa trajetória em frente às câmeras, Fátima Bernardes garante que não sente mais pressão por números. “Não me preocupo com o engajamento, a audiência. Lidei com o Ibope! Hoje em dia, não ligo. A ideia é exatamente essa… Umas coisas rendem, outras não, e estamos ali para experimentar”, concluiu.